Setor de receptivo de turismo cria associação para definir estratégias de políticas que beneficiem o segmento

Brasil

Mais de 3 mil (3.039) agências com frota própria, 10.186 carros, ganharam uma entidade que pretende mudar a relação com o poder público, seja estadual, municipal ou federal. Nesta terça-feira (27) foi anunciada a criação da RECEPT, Associação Brasileira de Turismo Receptivo, que pretende fomentar discussões e ações que tragam benefício para toda a cadeia produtiva do setor.

A RECEPT terá como principais atribuições a elaboração de dados para criação de propostas para políticas públicas, bem como para o Trade Nacional e Internacional, apoiando as ações de promoção e divulgação dos destinos turísticos, a fim de criar o melhor ambiente para o desenvolvimento com sustentabilidade e qualidade, sempre com foco na melhor experiência para clientes, colaboradores e fornecedores.

O setor representa R$ 2,4 bilhões investidos em veículos e embarcações, além de outros equipamentos. Essa atividade turística também gerou cerca de 78 mil empregos diretos e indiretos na economia do país

Além de garantir o sucesso dos roteiros pelos quatro cantos do Brasil e a fidelização dos turistas, os receptivos impactam positivamente a economia nacional. O segmento possui faturamento anual de R$ 2,1 bilhões, gerando aproximadamente R$ 315 milhões em impostos diretos.

A Entidade inicia suas atividades com 20 empresas associadas, entre elas Atalaia Noronha (PE), Brocker Turismo (RS), Capixaba Turismo Receptivo (ES), Cgtur Turismo e Receptivo (SC), Ernanitur (CE), Grou Turismo (BA), Luck Receptivo Alagoas (AL), Luck Receptivo João Pessoa (PB), Luck Receptivo Natal (RN), Luck Receptivo Recife (PE), Natural Travel/Grupo Cassinotur Receptivos Iguaçu (PR), Pianeta Vacanze (RJ), Potiguar Turismo (RN), Serra Verde Express (PR), TourShop (RJ), Transatur Caldas (GO), Turistur Turismo (RS) e WS Receptivo (AL).

Sua Diretoria é composta pelo presidente, Cesar Fernandes (TourShop), pelo vice-presidente, Gustavo André Queiroz Alves (Capixaba Turismo Receptivo), pelo diretor de relacionamento privado, Marcelo Lemos (Pianeta Vacanze), pelo diretor de relacionamento público, Marcus Mota (Grou Turismo), e pelo diretor administrativo, Sérgio Mesquita (Ernanitur).

“Não é de hoje que o setor de turismo mostra sua força por meio da união. Diante da representatividade da atividade dos Receptivos de todo o Brasil, tivemos a certeza de que este é o momento ideal para nos organizarmos e unirmos nossas forças internamente, para atuar ao lado de outras importantes entidades pelos pleitos do Turismo. Estamos certos de que, com essa maneira organizada de trabalho conjunto, poderemos contribuir ainda mais para a retomada e o sucesso do nosso segmento” disse César Fernandes, presidente da Recept, Associação Brasileira de Turismo Receptivo.

Agência Guanabara