Secretário de Turismo da Paraíba terá reuniões com diretores da Gol, Azul e Latam Brasil para planejar novos voos

Destaque Paraíba

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Gustavo Feliciano, segue para São Paulo na próxima quarta-feira (04) onde terá uma agenda de reuniões com diretores das companhias aéreas Gol, Latam Brasil e Azul – que operam no Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. O objetivo é avaliar a retomada dos voos, ver o atual panorama diante da pandemia do coronavírus e fazer um planejamento que contemple a Paraíba com maior conectividade e fluxo de passageiros.

De acordo com o secretário, o Governo do Estado está procurando aumentar o fluxo de turistas no período de alta temporada de verão, ciente das dificuldades e das limitações impostas pelo coronavírus. Na opinião dele, o cenário continua indefinido porque a doença continua circulando entre as pessoas no mundo inteiro e que é preciso pensar em salvar vidas em primeiro lugar.

Nessa semana, entretanto, as companhias aéreas começaram a demonstrar algumas tendências de destinos que podem ser bastante procurados na temporada de verão, entre eles, João Pessoa. A Azul Linhas Aéreas anunciou que irá iniciar dois novos voos aos sábados a partir de 21 de novembro até o dia 30 de outubro de 2021, vindo de Campinas (SP), e outro a partir do dia 19 de dezembro até 30 de outubro de 2021 vindo de Belo Horizonte (BH).

A Gol Linhas Aéreas deve confirmar o início de operação de dois novos voos diários a partir de dezembro até janeiro do próximo ano vindos de São Paulo, do Aeroporto de Congonhas. Já a Latam Brasil também deve confirmar o início de operações extras a partir de dezembro com voos vindos de Brasília (DF) e São Paulo/Guarulhos.

Malha aérea regional no foco

Gustavo Feliciano afirmou que o Governo do Estado também está tratando como prioridade a formatação de uma malha aérea regional, que atenda as cidades do Sertão, entre elas, Sousa, Patos e Cajazeiras. Ele confirmou que o Governo encaminhou uma série de informações econômicas da região, a pedido da Azul, que está atuando com malha regional utilizando a empresa recém criada Azul Conecta. Essas rotas são operadas com aviões de menor porte.

Dirigentes da Azul já estiveram na Paraíba vistoriando os aeroportos de Patos e Cajazeiras no ano passado, oportunidade em que deram início a um estudo de viabilidade econômica. O secretário disse que a região tem um elevado poder econômico e que voos com equipamentos menores, vindos a partir de João Pessoa e Campina Grande, será um importante incremento para a economia paraibana.

Governo do Estado lançou no dia 1º de outubro deste ano o edital de licitação para a realização das obras de melhoria do aeroporto de Patos. O projeto de construção do equipamento está orçado em R$ 35,8 milhões, e terá a contrapartida de R$ 10 milhões do Governo para a execução. A obra já foi autorizada pelo Ministério da Infraestrutura em 1º de julho desde ano, segundo o secretário de Infraestrutura da Paraíba, Deusdete Queiroga.

Fábio Cardoso