Monte Verde, em Minas Gerais, investe no maior Natal de sua história

Brasil Roteiros

No ano em que completa 70 anos, o distrito de Monte Verde, na cidade de Camanducaia (MG), prepara a maior celebração natalina de sua história. O “Natal Cultural nas Montanhas – Uma história em Bauer”, capitaneado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), em parceria com a prefeitura, será aberto oficialmente no dia 19 de novembro com uma cerimônia na Câmara Municipal, quando o Papai Noel recebe a chave do município junto aos outros personagens. A programação começa a ser divulgada nas redes sociais.

O evento segue até 3 de janeiro e será o maior já realizado no distrito em termos de investimento, cerca de R$ 1 milhão, e duração. A vila já recebeu 48 mil turistas durante o período de retorno das atividades e foi considerada pelo Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, como exemplo nacional de retomada segura durante a pandemia. “Cada uma das atrações foi pensada para encantar, mas com mobilidade para evitar aglomerações e respeito ao distanciamento. Fizemos o estudo da capacidade de público, uso de equipamentos de proteção e disponibilização de insumos para higienização e biossegurança”, explica Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Entre as principais atrações estão: Despertar das Luzes (desfile de personagens, com “Verner, O Maquinista da Luz”, que remete ao fundador do distrito); Caravana Encantada (carro iluminado e repleto de personagens natalinos que percorrerá as ruas do distrito e de Camanducaia); Floresta de Natal (vilarejo na Montanha com teatro de bonecos, contador de histórias, oficinas de artesanato e loja com produtos de Natal); Cabana do Noel (nesse ano, sem contato físico com o Papai Noel, as crianças terão a oportunidade de enviar “cartinhas” ao bom velhinho que terá uma casinha própria na floresta e poderá ser “visitado” à distância); Surpresas Natalinas (intervenções com artistas de ruas convidados, que se apresentarão em diversos pontos de Monte Verde) e Caminho dos Pinheiros (alameda com cerca de 40 pinheiros decorados e iluminados pelos moradores que “apadrinharão” cada uma das árvores).

A inspiração para o tema veio de uma das manifestações artísticas mais famosas de Monte Verde: a pintura Bauernmalerei (pronuncia-se Bauermalarrái), ou, simplesmente Bauer, que significa “Pintura de Camponês”. Original da Alemanha, era praticada por camponeses que ficavam em resguardo durante os meses de inverno e, ao colorir o interior de suas casas (primordialmente na pintura de peças utilitárias e de decoração), faziam um contraponto à monotonia do branco da neve. Assim, os elementos natalinos ganharão personalidade e identidade únicas da região.

70 anos Monte Verde

Em 2020, Monte Verde completa 70 anos. Tudo começou com a vinda de duas famílias da Letônia: os GringBerg e os Kempis, que se uniram e foram os primeiros habitantes locais. Verner Grinberg, patriarca da família, será homenageado no Natal por meio do personagem “O Maquinista da Luz”. Ele foi o responsável por notar o potencial turístico do distrito e chegou a buscar pessoas em São Paulo para visitarem a vila. Hoje, Monte Verde é habitado por 5 mil pessoas e ficou na lista dos 10 lugares mais acolhedores do mundo, segundo o Traveller Review Awards 2020, prêmio realizado pela Booking.com. No ano passado, mais de 500 mil turistas passaram pelo distrito, sendo 60% na alta temporada (entre maio e agosto), segundo dados da Prefeitura de Camanducaia.

Retomada

Desde 4 de junho, os mais de 150 hotéis e pousadas de Monte Verde e região voltaram a operar. Atualmente, de acordo com o novo decreto da Prefeitura de Camanducaia (nº 198/2020), publicado em 13 de outubro, as hospedagens podem receber 70% da capacidade total de unidades habitacionais, respeitando, assim, o período em que a cidade permanecerá em “alerta” para os casos de Covid-19. Áreas de lazer, como piscinas, saunas, quadras esportivas e playground também foram reabertas.

Desde o dia 1º de junho, também com restrições, atividades de outros segmentos voltaram a funcionar, como bares, restaurantes, lojas, academias e salões de beleza. Monte Verde abriga, segundo a Prefeitura de Camanducaia, mais de 50 restaurantes, bares e similares. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

Natal 2019

No ano passado, o Natal de Monte Verde foi feito com um investimento total de R﹩ 190 mil, sendo R﹩ 150 mil captados entre empresários e R$ 40 mil vindos da Prefeitura de Camanducaia. O trabalho foi feito 100% por voluntários. “Abrimos o evento no dia 15 de novembro e desmontamos em 29 de janeiro. Nesse período, tivemos um aumento de público de 30%. Nunca na história de Monte Verde tivemos um empresariado tão disposto a ajudar. Agora, imagine que, neste ano de 2020, o evento será ainda maior,” comenta Rebecca.

Sobre o “Natal Cultural nas Montanhas – Uma História em Bauer”

Incventivo: Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura. REALIZAÇÃO: Governo de Minas Gerais – ‘Governo diferente, Estado eficiente’ e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

EGo Comunicação