Rendeiras do Cariri Paraibano participam da edição do São Paulo Fashion Week 2020

Destaque Paraíba

A 25ª edição da São Paulo Fashion Week contou com uma participação mais que especial: as rendeiras do Cariri Ocidental paraibano, dentre elas as beneficiárias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE, resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA. Toda a delicadeza e beleza da renda renascença foi exibida para o mundo através das mãos das rendeiras paraibanas, em uma colação assinada pelo estilista Ronaldo Fraga.

Este ano, em virtude da pandemia, o desfile foi realizado de forma virtual, comemorando os 25 anos de história do SPFW. A coleção “#SomosTodosParaíba” foi produzida pelas rendeiras de cinco associações do Cariri paraibano, localizadas nos municípios de Monteiro, São João do Tigre, Zabelê, Camalaú e São Sebastião do Umbuzeiro.

Para a rendeira Maria Regina Gomes, presidente da Associação de Desenvolvimento dos Artesãos de São Sebastião do Umbuzeiro (Adeart), que desde 2016 é parte das ações do Projeto PROCASE, foi uma emoção poder participar de algo tão grandioso. “foi maravilhoso assistir ao desfile. Depois do trabalho com Ronaldo Fraga, nossa renda renascença tem muito mais visibilidade. Estou muito feliz”.

Além do trabalho em renda renascença, a coleção foi inspirada na obra do artista plástico paraibano Flávio Tavares. Outro destaque também foram os pássaros do artesão Bento Medeiros, do município de Sumé. Sem contar a grande homenagem feita ao centenário de nascimento de Zuzu Angel, com o tema “Zuzu vive”. A estilista foi a primeira a usar o artesanato nas passarelas. Por isso, traços da personalidade dela também estavam presentes nas peças.

O PROCASE é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Assessoria de Imprensa