Festuris Gramado passa a ser referência para os próximos eventos no mundo

Destaque Eventos

A 32ª edição do Festuris Gramado, encerrada na noite de sábado (7), passou a ser referência e modelo para os demais eventos que serão realizados presencialmente a partir de agora. A constatação dessa máxima veio por meio dos discursos dos diretores da empresa organizadora do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. E quem esteve presente no Festuris percebeu a total segurança e cuidado com a saúde de todos, desde os profissionais do turismo até as pessoas que trabalharam diretamente com o público. A próxima edição está prevista para novembro de 2021.

Apesar de Eduardo Zorzanello afirmar que os números são o que menos importa nesse momento de retomada dos grandes eventos, ainda em meio à pandemia do coronavírus, os dados devem sim ser comemorados. Ao todo foram 6 mil reuniões agendadas pelos mais de 5 mil inscritos por meio do aplicativo do evento (no ano passado foram 11 mil inscritos). Foram instalados 130 estandes – em 2019 foram 280 -, com mais de 1,5 mil marcas expostas. Por dia, circularam pelo Serra Park cerca de 1,7 mil pessoas. Mais de 28 mil pessoas acessaram o aplicativo da feira.

O resultado da extrema preocupação com a biossegurança pautará a próxima edição do Festuris e, segundo Zorzanello, já se estuda a ampliação da área dos expositores, com a possível utilização do terceiro pavilhão do Serra Park. Nesta edição, o Festuris ocupou uma área de 25 mil metros quadrados, com os estandes mantendo uma distância de quatro metros uns dos outros. Esse distanciamento poderá ser repetido no evento de 2021, porque, de acordo com os próprios expositores, tornou o evento ainda mais produtivo, com resultados surpreendentes.

Muitos expositores, a exemplo da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) – que participou do Festuris com um estande próprio – comemoraram o resultado da feira. Conforme a presidente da estatal do turismo da Paraíba, o distanciamento dos estandes permitiu maior visibilidade das marcas presentes e os contatos com os profissionais de turismo foram bem mais produtivos, com muito interesse por parte dos agentes e operadores de turismo sobre o Destino Paraíba. “Nosso material acabou quase que no primeiro dia do evento”, pontuou a executiva.

Outra boa impressão sobre o distanciamento dos estandes e resultados foi dada pela equipe do estande do Thermas Resorts Spa, instalado na cidade catarinese de Machadinho. Presente pelo menos nas últimas 10 edições do Festuris, a equipe sentiu que houve maior procura pelo destino e interaçpão com o público tendo em vista a maior visibilidade. O estande sempre esteve na posição desde ano, mas a frequência e o interesse do público teve importante diferencial no relacionamento e divulgação este ano.

Para Marta Rossi, a edição deste ano do Festuris apresentou uma nova tendência para o mercado de eventos no mundo. Sustentabilidade e acessibilidade foram bem compreendidas desde o começo dos preparativos do evento, culminando com a prática, que foi bastante positiva. Para Zorzanello, “recomeçar” foi a palavra de ordem. “Derrubamos muros e criamos oportunidades”.

Marta Rossi destacou também a importância do evento para toda a cadeia produtiva. “Tivemos quase 500 profissionais de diversos segmentos e ramos de atuação trabalhando no staff da feira. A maioria deles sem eventos desde o início da pandemia. Era hora de retomar. Muitos não acreditavam que chegaríamos até aqui, mas agora somos referência para os próximos eventos”, acrescentou.

Turismo rural ganhará mais espaço em 2021

Todas as edições o Festuris elege algum espaço segmentado como destaque. Neste ano o foco esteve em dois eixos: Saúde e Sustentabilidade. Para a próxima edição, o Turismo Rural deverá ganhar ainda mais espaço – ele que é uma das tendências da OMT (Organização Mundial do Turismo) para o futuro do turismo. As tendências mundiais continuam sendo observadas pela organização da feira.

Gramado Summit será em março de 2021

Durante a coletiva de encerramento do Festuris Gramado, o executivo Marcus Rossi confirmou para os dias 10, 11 e 12 de março de 2021 a realização da A quarta edição da Gramado Summit, que será de forma presencial. Os procedimentos utilizados durante o Festuris Gramado serão aperfeiçoados, independente de vacina ou não contra o coronavírus. A tecnologia será a grande aliada para a formatação dos eventos presenciais.

O Gramado Summit reunirá 8.000 empresários, 140 palestrantes e 200 empresas na feira de negócios. Haverá centenas de horas de conteúdo imersivo e infinitas possibilidades de conexões e negócios entre os participantes. Entre os confirmados está o governo do Canadá, além de participantes do Brasil e do exterior.

Fábio Cardoso – Fotos: FC e divulgação