Fórmula 1 ficará em São Paulo por mais cinco anos

Brasil Esportes

Após enorme imbróglio que se esticou por mais de um ano, o Governo de São Paulo confirmou, na tarde desta quinta-feira (12), o acordo com a Fórmula 1 para a manutenção do GP do Brasil em Interlagos pelos próximos cinco anos.

O anúncio foi feito pelo governador João Doria durante entrevista coletiva. Conforme apontado na primeira versão do calendário da temporada 2021 divulgada pela F1 nesta semana, a prova será no fim de semana dos dias 12-14 de novembro. Exatamente daqui a um ano.

“Tenho o orgulho de revelar, com [prefeito de São Paulo] Bruno Covas, que a Fórmula 1 acaba de renovar o seu contrato para a realização do GP do Brasil de F1 até 2025”, afirmou Doria. “O contrato será assinado pelo prefeito Covas com o Liberty Media”, disse.

“É uma grande vitória para a cidade de são Paulo, para o estado e para o Brasil. É a vitória do bom senso e do equilíbrio”, argumentou.

Já o prefeito Covas afirmou que o evento deixará de se chamar GP do Brasil e passará a ser GP de São Paulo, embora essa informação ainda não tenha qualquer confirmação por parte do Liberty Media.

O anúncio finaliza as discussões que chegaram a tratar Interlagos como carta fora do baralho do GP do Brasil em determinado momento. Parte de uma iniciativa que visava forçar o projeto de autódromo em Deodoro, inclusive com lobby direto do diretor-executivo Chase Carey, em carta endereçada ao governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Na carta-lobby, Carey confirmou o que o consórcio Rio Motorsports dissera pouco antes: o grupo, que surgiu do zero para receber os direitos de construir um autódromo no lugar ocupado pela última floresta de Mata Atlântica do Rio de Janeiro, passara a ter os direitos para realizar uma corrida. Mas isso estava condicionado às liberações ambientais para o projeto. O que não aconteceu, após um parecer totalmente negativo do INEA – Instituto Estadual do Meio Ambiente.

Lance