Ruy, Raoni e Virgolino se manterão neutros no segundo turno, em João Pessoa; Juntos, obtiveram 126.113 votos válidos

Paraíba Política

Três candidatos à Prefeitura de João Pessoa que não conseguiram passar para o segundo turno decidiram se manter neutros na disputa entre Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB). Juntos, os três obtiveram 126.113 votos válidos. Ainda no domingo (15), o candidato do Patriotas, Wallber Virgolino, havia liberado os seus eleitores para decidirem sobre o voto no segundo turno. Ele obteve 50.801 votos válidos. 

Nesta quarta-feira (18), o tucano Ruy Carneiro e Raoni Mendes, do DEM, anunciaram que não iriam participar do novo processo e que se manteriam neutros. Ruy afirmou que se manteria independente, motivado, segundo ele, pelo fato de que a população não quer “de forma alguma, minha adesão a nenhuma das duas candidaturas em disputa”.

O candidato do PSDB obteve 59.730 votos válidos – 885 votos menos do que Nilvan Ferreira, que obteve 60.615 votos válidos. De acordo com Ruy, a missão dele, a partir de agora, “será a de exercer, com independência e firmeza, o papel de acompanhamento e de fiscalização da próxima gestão municipal, independente de quem seja o gestor, sempre em favor dos interesses da população”, afirma.

Já Raoni Mendes orientou seus eleitores a votar em qualquer um dos dois candidatos que estão na disputa do segundo turno, em João Pessoa. O democrata obteve 15.582 votos válidos, ficando em sétimo lugar na disputa pela prefeitura. Em sus redes sociais, ele também anunciou a criação de um instituto que, “juntamente com a população”, vai acompanhar o cumprimento do plano de governo apresentado pelo candidato vencedor na capital durante a campanha.

Outro candidato que não passou para o segundo turno, João Almeida, do Solidariedade, anunciou apoio ao progressista Cícero Lucena, que ficou em primeiro lugar na disputa iniciada no domingo, com 75.610 votos válidos. João obteve 6.312 votos válidos, ficando em oitavo nessa disputa.

Fábio Cardoso