Prefeito de João Pessoa entrega obra de proteção da barreira do Cabo Branco nesta segunda-feira

Destaque Paraíba

Na manhã desta segunda-feira (23), o prefeito Luciano Cartaxo, entrega a obra do enrocamento do sopé da Barreira do Cabo Branco, garantindo a proteção da sua base contra a erosão natural causada pela quebra das ondas do mar. Aguardada há décadas e fruto de muitas discussões, a proteção da falésia torna-se realidade com a obra pioneira executada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Com um investimento de mais de R$ 4,1 milhões, a atual gestão da PMJP supera mais um desafio histórico e assegura a defesa de um dos principais pontos turísticos da Capital paraibana.

“A obra de proteção da Barreira é muito importante do ponto de vista turístico e, principalmente, ambiental. Nossa gestão teve a capacidade de enfrentar mais um desafio histórico da cidade e realizou esta obra pioneira para proteger um de nossos principais pontos turísticos. Foram anos e anos de debates, mas nada era feito na prática para impedir a queda da barreira e agora nós podemos ver que ela está verdadeiramente protegida na sua base”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A obra consistiu na colocação de pedras criando uma mureta e um novo espaço entre a base da barreira e as ondas que atingiam a falésia com forte intensidade e provocavam sua erosão. Com o processo erosivo que era causado pelas ondas, elas carregavam sedimentos, fazendo a barreira naturalmente se acomodar. Isso refletia na diminuição de trechos no alto da falésia. Na obra, a área da praia recebeu um volume de 16.914,22 metros cúbicos de pedras, tendo a extensão de mais de 1.800 metros de enrocamento.

O enrocamento integra o projeto elaborado pela atual gestão para a proteção da Barreira do Cabo Branco. Ele foi apresentado e aprovado no Ministério da Integração Nacional e considerado o mais completo para ser executado.

Enrocamento:
Valor da obra: R$ 4.119.254,89;
Volume de pedras total: 16.914,22 (em torno de 17 mil metros cúbicos);
Extensão Total: 1.816,73 metros;

Secom João Pessoa