Senadores do Progressistas garantem que Cícero Lucena cumprirá compromissos firmados com o trade turístico, em João Pessoa

Destaque Paraíba

Presidentes de associações e sindicatos do trade turístico paraibano se reuniram nesta segunda-feira (23) com os senadores Daniella Ribeiro e Diego Tavares, do Progressistas, e o vereador reeleito Bruno Farias (Cidadania), em João Pessoa. Os três parlamentares representaram o candidato à prefeitura da capital paraibana, Cícero Lucena (PP), e reafirmaram o compromisso dele, de priorizar projetos firmados ainda durante o primeiro turno da eleição municipal.

De acordo com Daniella Ribeiro, Cícero Lucena já está desenvolvendo alguns contatos para firmar parcerias e que o trabalho unificado com o Governo do Estado irá fortalecer ainda mais as ações que devem ser iniciadas assim que ele tomar posse na Prefeitura. Um dos primeiros pontos a ser concretizado será buscar recursos para o Fundo Municipal do Turismo que, apesar de ter sido criado em junho de 2009, nunca recebeu um centavo.

“O Fundo Municipal sairá do discurso político para o papel”, enfatizou Bruno Farias, que lembrou já ter sido secretário de Turismo de João Pessoa, tendo entregado o cargo assim que soube da redução dos recursos que seriam destinados à Pasta, ainda no primeiro mandato do atual prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PV). “O dinheiro só pagava o aluguel do prédio”, afirmou na oportunidade.

Além de injetar recursos para o Fundo Municipal, o documento assinado por Cícero Lucena prevê uma política pública voltada às atividades do turismo; ações de Marketing e participação mais efetiva em feiras de turismo; criação de um Polo Gastronômico; criação de um calendário de capacitações junto a operadores de turismo e agentes de viagens; apoio às iniciativas do trade turístico; além da elaboração e colocação em prática de um amplo Plano Diretor do Turismo da cidade de João Pessoa.

O senador Diego Tavares, que também já foi secretário de Turismo do Governo, onde começou a vida pública, afirmou que o turismo será uma das válvulas de escape para que a Paraíba consiga administrar da melhor forma possível a crise econômica pós pandemia do coronavírus. Sem o dinheiro do auxílio emergencial, a crise será ampliada, alertou o senador. “O Turismo será a base desse reinício”, pontuou.

A opinião de Bruno Farias é a mesma dos dois senadores, de que somente o Turismo será capaz de mudar a fase da cidade diante do quadro de desemprego e perda de renda dos paraibanos. A parceria com o Governo do Estado será um favor decisivo para acelerar a colocação dos novos projetos em prática. “Sem o Turismo não há salvação a médio prazo no pós pandemia. A vocação econômica da cidade é o Turismo”, afirmou o vereador reeleito.

Daniella e Diego reafirmaram o compromisso dos dois de buscar recursos federais para o segmento do turismo juntamente com Cícero Lucena, em Brasília. A senadora citou que direcionou R$ 20 milhões de emenda parlamentar dela para serem utilizados na construção do Centro de Convenções de Campina Grande, somados a outros R$ 25,1 milhões para o Parque Tecnológico de Campina e ações de combate ao coronavírus.

Sem lockdown

 

Os três parlamentares foram enfáticos ao afirmar que nem Cícero Lucena, em João Pessoa, e Bruno Cunha Lima, prefeito eleito de Campina Grande, promoverão lockdown nas duas cidades a partir do dia 1º de janeiro. Pelo contrário, irão manter o comércio aberto, seguindo as recomendações de biossegurança, atendendo o que a ciência determina para a prevenção da proliferação do covid-19.

A mesma medida será tomada quanto ao retorno das aulas presenciais tanto na rede municipal de ensino, como na rede privada. Daniella chegou afirmar que não há guerra entre a Ciência e e economia e sim um “erro de gestão”, que não tem sabido administrar esse momento difícil por qual passa a Paraíba, assim como no mundo todo. Segundo ela, a decisão sobre o retorno dos alunos à sala de aula deve ser dos pais, reafirmando que as escolas se prepararam para receber a todos com total segurança.

Fábio Cardoso – Fotos: Josivan Gomes