Jornal argentino anuncia morte de Diego Armando Maradona

Mundo

Uma notícia que ninguém queria dar, mas um dia iria acontecer. Foi assim o jornal argentino El Clarin, anunciou a morte de Diego Armando Maradona, agora há pouco. Dieguito, como é chamado na Argentina, teve uma parada cardiorrespiratória fulminante e não resistiu. Luto na Argentina. Ele estava em sua casa, em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires. 

Abaixo, segue parte do texto que anunciou o morte do atleta:

E um dia aconteceu. Um dia aconteceu o inevitável. É uma bofetada emocional e nacional. Um golpe que reverbera em todas as latitudes. Um impacto mundial. Uma notícia que marca uma dobradiça na história. A frase que foi escrita várias vezes mas que foi driblada pelo destino agora faz parte da triste realidade: Diego Armando Maradona morreu.

O campeão mundial pela Seleção Argentina descompensou na manhã desta quarta-feira em casa do bairro de San Andrés, na partida do Tigre, em Buenos Aires, onde morou alguns dias após ter feito uma cirurgia na cabeça. Em 30 de outubro, ele completou 60 anos.

Villa Fiorito foi o ponto de partida. E a partir daí, daquele canto adiado da zona sul da Grande Buenos Aires, se explicam muitos dos condimentos que tinha o combo com que viveu Maradona. Uma vida televisionada daquela primeira mensagem diante das câmeras em um pasto em que um menino disse que sonha em jogar pela Seleção. Um salto no vazio sem pára-quedas. Uma montanha-russa constante com subidas e descidas íngremes.

Ninguém deu a Diego as regras do jogo. Ninguém deu ao seu ambiente (conceito tão naturalizado quanto abstrato e mutável ao longo de sua vida) o manual de instruções. Ninguém tinha joystick para administrar os destinos de um homem que com os mesmos pés que pisou na lama chegou a tocar o céu.

Talvez sua maior coerência tenha sido ser autêntico em suas contradições. O de não deixar de ser Maradona, mesmo quando nem ele podia suportar. Aquele que abriu amplamente a sua vida e naquela caixa de surpresas para despir muito da idiossincrasia argentina. Maradona são os dois espelhos: aquele em que é agradável nos olharmos e o outro que nos embaraça.

Redação com El Clarin