PBTur divulga roteiros da Paraíba em feiras de turismo em Natal (RN)

Destaque Paraíba

A Paraíba estará presente com estande próprio nos dois dos principais eventos do Turismo do Rio Grande do Norte, a 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e 11º Fórum de Turismo do RN, que serão abertos nesta quinta-feira (26) no Centro de Convenções de Natal, a partir das 14h. A entrada é gratuita e o público-alvo, além dos profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor de Turismo, abrange amantes de viagens e da cultura potiguar, em geral.

O estande da Paraíba divulgará os principais roteiros do estado e contará com a participação de parceiros como o Sebrae, ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Secretaria de Turismo de Campina Grande, e gerentes comerciais do Hotel Caiçara, Ibis Styles Campina Grande, entre outros. A Setur de Campina irá divulgar o Natal Iluminado, o Ônibus Iluminado e a Vila São João, todos preparados para receber os turistas no período natalino.

Além da divulgação dos roteiros no estande, a Paraíba terá a participação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, em um talk show, no dia da abertura, às 16h, quando debaterá o tema “A importância do turismo regional para o Nordeste”. A executiva da estatal paraibana participará do debate ao lado de Bruno Reis, presidente da Emprotur. O talk show será mediado pelo jornalista Antonio Roberto Rocha, que é um dos organizadores dos dois eventos.

Para Ruth Avelino, por o turismo movimentar uma cadeia produtiva de mais de 50 segmentos econômicos, com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos, trata-se de um setor que deve ser tratado como prioridade máxima, em especial, no Nordeste. No caso de João Pessoa, a cidade tem a vocação para o turismo como elemento básico que movimenta a economia local e tem sido o grande gerador de empregos ao longo dos últimos anos, principalmente em decorrência da crise econômica, que tem resultado na elevação do desemprego.

Na opinião dela, a realidade da Paraíba é a mesma de outros estados do Nordeste, que se baseiam nas atividades relacionadas ao turismo para manter a economia em movimento. Entretanto, afirmou, é necessário que todos os entes municipais e estaduais trabalhem em conjunto. O Nordeste, segundo ela, pode ser ainda mais forte economicamente se os projetos forem realizados em conjunto, em parceria. Os estados nordestinos são concorrentes, claro, mas ações em parcerias tendem a ampliar o fluxo de turistas na região.

Antonio Roberto disse que a realização dos dois eventos em Natal será um recomeço e que, ambos, tiveram a autorização do Comitê Científico do Governo do Estado para serem promovidos e seguirão rígidas normas de biossegurança.

Secom Paraíba – Foto: Marcos Pimentel/PBTUR