Presidente da Embratur afirma que, sem dinheiro, agência pode fechar as portas

Brasil

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, afirmou nesta segunda-feira (30), na abertura do Visit.Pernambuco Travel Show, que a agência não tem plano B para uma segunda onda de covid-19 e que o Governo Federal não trabalha com esse possibilidade. “O setor de turismo não aguentará uma segunda onda”, enfatizou Gilson.

Na coletiva de imprensa, o presidente da Embratur já havia colocado a atual gestão da nova agência em cheque, admitindo que carece de recursos financeiros para promover o Brasil internamente e no exterior, sobretudo, porque o Congresso tirou da pasta 15% que seriam destinados das verbas da Sebrae, o que representaria uma injeção financeira de R$ 600 milhões por ano.

Sem dinheiro para trabalhar, Gilson Neto admitiu que a Embratur corre o risco de fechar as portas até 2022 e que o governo tentará trabalhar junto ao Congresso a mudança da MP 948, que está impedindo que a agência faça a promoção do Destino Brasil no exterior. Essas ações só poderão ser feitas seis meses após o fim da pandemia do coronavírus, conforme a MP.

De acordo com ele, o Brasil está perdendo muito com a falta de divulgação no exterior, afirmando que “é briga de cachorro grande” para atrair os turistas internacionais. Ainda a favor do Brasil conta as restrições de acesso a diversos países, mas essa perda pode ser irrecuperável, tendo em vista a forte concorrência, a exemplo do Caribe.

Gilson Neto disse que o Governo Federal tem dado apoio ao trade brasileiro, lembrando a mesma MP, que possibilitou que as empresas tivessem um fôlego financeiro com financiamentos e prazos para pagamentos de reembolsos para as pessoas que adquiriam passagens aéreas ou reservas em hotéis. O prazo é de 12 meses.

O presidente da Embratur elogiou a iniciativa do Governo de Pernambuco, em especial, da Ipojuca e do Convention Bureau de Porto de Galinhas, pela promoção do Visit.Pernambuco Travel Show em um momento de retomada das atividades do setor turístico.

Fábio Cardoso – Foto: Hans Von Manteuffel