Expo Turismo mostra a força da união e potencial turístico da Paraíba em plena pandemia do covid-19

Destaque Paraíba

Em tempos de pandemia do covid-19, o mercado turístico da Paraíba vem tentando se reinventar e procurado desenvolver ações que reduzam ao máximo os prejuízos que o setor tem sido vítima desde o início de abril deste ano, com a adoção de uma série de medidas sanitárias e restritivas que praticamente estagnou o setor no mundo.

Nesse sentido, nesta segunda-feira (07), foi aberto o Expo Turismo Paraíba, evento online que irá promover 30 palestras, três rodadas de negócios e permitirá que cerca de 100 marcas possam divulgar seus produtos em uma plataforma de markeplace. Também está prevista uma série de visitas técnicas virtuais até o dia 9 de dezembro.

De acordo com Luiz Alberto Amorim, diretor administrativo do Sebrae da Paraíba, o evento tem o objetivo de compor uma grande vitrine digital, “visando a promoção comercial no Brasil e no mundo via internet das oportunidades locais, roteiros, cultura, gastronomia, artes, praias, festividades, segurança, esportes, além da infraestrutura hoteleira e para realização de eventos, tudo que o turismo na Paraíba pode desfrutar da diversidade de viver experiências inesquecíveis do litoral ao sertão.”

Na abertura do Expo Turismo Paraíba, a palavra de ordem era união do trade paraibano. O evento, segundo Luiz Alberto, é uma demonstração de que todas as entidades estão trabalhando em prol de um mesmo objetivo. Conforme Cesar Rissete, gerente de Competitividade do Sebrae nacional, o momento exige muito planejamento, relacionamento e integração entre as instituições.

Rissete disse que o setor está numa retomada gradual, com as pessoas em busca de novos destinos no Brasil e que aqueles que estejam preparados irão se destacar. Por isso, pontuou, os destinos precisam apresentar o seu potencial de atração e que o Expo Turismo Paraíba é uma vitrine importante nesse processo. Na opinião dele, o turismo de eventos será retomado de forma híbrida com todos os protocolos de biossegurança. “Essa será uma exigência número 1 de todos nesse momento”. afirmou.

Luiz Alberto disse ainda, que a pandemia do coronavírus trouxe um novo repensar, em especial, na área de turismo, que precisa de uma nova visão, de reflexão do momento futuro, do agora, no sentido do que fazer para o negócio voltar a se tornar sustentável. “Não se promove turismo de forma isolada e o Sebrae pretende colaborar com o que é de sua competência”, disse.

Ruth Avelino fala de momentos difíceis e que já há uma retomada

A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, afirmou que o turismo mundial vive tempos difíceis e que, apesar disso, já existe uma retomada . Na Paraíba, dos 18 voos operados no Aeroporto de João Pessoa/Castro Pinto, nove já estão sendo realizados e que o Governo da Paraíba tem procurado meios de ampliar a oferta já para o início da alta temporada de verão.

Ruth Avelino destacou também que a PBTur tem realizado uma série de capacitações junto às principais operadoras de turismo, a exemplo da CVC, FRT, Masterop e Foco, apresentando os roteiros pela Paraíba aos agentes de viagens, que são os profissionais que trabalham diretamente com o consumidor final. A estatal também tem participado de eventos de turismo presenciais, como o Festuris Gramado, Visit.Pernambuco Travel Show e Festival das Cataratas.

O presidente da Abav-PB (Associação Brasileira das Agências de Viagem, seccional Paraíba), Breno Mesquita, disse que a pandemia e os seus reflexos estão demonstrando que o turismo regional está ganhando muita força e que o Nordeste conta com 10 entre os 15 destinos mais procurados pelos turistas de todo o país. Ele acredita que a Paraíba poderá ter um aumento do fluxo de turistas e que as viagens de destinos próximos deverão ser uma tendência nesse momento.

Para atender de forma bastante segura os turistas, o presidente da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), Rodrigo Pinto, enfatizou que toda a rede hoteleira associada segue todos os protocolos sanitários e que a Paraíba está pronta e segura para receber os turistas que deverão estar no estado para curtir o período de alta estação.

A Expo Turismo Paraíba é uma parceria colaborativa de Sebrae, C&VB João Pessoa, Centro de Convenções de João Pessoa, PBTur, Abav Paraíba e ABIH Paraíba, Abrasel PB, Abrajet PB, Fecomércio, SESC, Senac.

Confira a programação desta terça-feira (8):
10h às 10h20
Palestra: Caminhos do Frio 2021 – Rota Cultural
11h às 11h20
Palestra: O Pioneirismo do Sabor da Terra – Guarabira – PB.
12h às 12h20
Palestra: Pilões – Terra das Flores e Águas Limpas
13h às 13h20
Palestra: Matureia – Capital Paraibana do Voo Livre
14h às 14h20
Palestra: Turismo no Engenho Baixa Verde, Patrimônio Histórico e Ecológico do Brejo Paraibano.
15h às 15h20
Palestra: Duas Estradas – PB, nos trilhos do Turismo Regional.
16h às 16h20
Palestra: Viajando pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Guarabira
17h às 17h20
Palestra: João Pessoa para Eventos – O Brasil se encontra Aqui!
18h às 18h20
Palestra: Conhecendo o Centro Histórico de João Pessoa
18h30 às 18h50
Palestra: Praia Bela, lugar de ser feliz!!

Serviço:
Expo Turismo Paraíba Digital
Data: 7 a 9 de dezembro
Horário: 10h às 21h
Inscrições: https://expoturismoparaiba.com.br/
Mais informações: @expoturismoparaiba
Confira a programação: https://expoturismoparaiba.com.br/atividades

Fábio Cardoso