Governador da Paraíba autoriza compra de vacinas contra o covid-19 do Instituto Butantã, em São Paulo

Destaque Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo, autorizou, nesta segunda-feira (7), a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) a manter contatos com o Governo do Estado de São Paulo para aquisição de doses da vacina contra a Covid-19. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (7), durante o programa semanal ‘Fala, governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara.

“Hoje pela manhã, o Governo de São Paulo colocou à disposição dos estados brasileiros 4 milhões de doses de vacina, e a Paraíba já está devidamente autorizada para que a gente possa adquirir uma parte delas a partir de janeiro e disponibilizar à nossa população. Essa é mais uma ação na busca de proteger e salvar vidas para que a gente possa, paralelamente ao que o Ministério da Saúde executar, desenvolver ações aqui e tomando esses cuidados”, explicou.

O gestor também voltou a fazer um apelo à população paraibana para seguir as recomendações das autoridades sanitárias no sentido de evitar a propagação da Covid-19 no Estado. “Não existe outra forma de combatermos a doença a não ser através do distanciamento social, do uso de máscaras e da higienização constante das mãos até que a gente tenha a chegada de uma campanha de vacinação que vai nos permitir vivenciar um novo normal. É importante que tenhamos essa consciência coletiva e tomarmos os cuidados devidos para que a gente saia dessa situação”, falou.

De acordo com a SES, a Paraíba contabiliza, até o momento, 149.385 casos confirmados da Covid-19 e 3.359 óbitos provocados pela doença. Já a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chega a 59% e de enfermaria a 39%.

Governo de São Paulo inicia vacinação dia 25 de janeiros de 2021

O governo de São Paulo divulgou besta segunda-feira (7) seu plano de vacinação contra a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O plano mostra como funcionará a vacinação no estado, caso a CoronaVac, que vem sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, seja aprovada nos testes de eficácia, cujos resultados devem ser divulgados ainda na primeira quinzena deste mês.

A vacina será administrada em duas doses e, segundo o governador João Doria, aplicada gratuitamente no estado.

Na primeira fase de aplicação da vacina, serão imunizados os profissionais da área da saúde, indígenas, quilombolas e idosos acima de 60 anos, público que soma 9 milhões de pessoas em São Paulo e que é responsável por até 77% das mortes provocadas pelo novo coronavírus.

A imunização ocorrerá em uma escala por faixa etária, privilegiando, inicialmente, os profissionais de saúde, quilombolas e indígenas, público que, em São Paulo, é estimado em 1,5 milhão de pessoas. Esse grupo inicial tomará a primeira dose no dia 25 de janeiro e, a segunda, no dia 15 de fevereiro.

Logo em seguida, serão imunizados idosos com mais de 75 anos, cuja vacinação está prevista para os dias 8 de fevereiro e 1º de março. Idosos com idade entre 70 e 74 anos devem ser atendidos nos dias 15 de fevereiro e 8 de março. Nos dias 22 de fevereiro e 15 de março, serão vacinados idosos com idade entre 65 e 69 anos e, nos dias 1º e 22 de março, os que estão na faixa de 60 a 64 anos.

O governador informou que, para receber a vacina, a pessoa não precisará apresentar comprovante de residência em São Paulo: serão vacinados os brasileiros que estiverem em solo paulista.

Secom Paraíba – Agência Brasil