Presidente do Fórum do Brejo da Paraíba afirma que Caminhos do Frio e Raízes do Brejo serão maiores e melhores de todos os tempos

Destaque Paraíba

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Sergerson Silvestre, afirmou nesta terça-feira (08), durante palestra online no Expo Turismo Paraíba, que os projetos culturais Caminhos do Frio e Raízes do Brejo estão confirmados em 2021 e que serão os maiores de todos os tempos. Os dois projetos reúnem 18 cidades da região do Brejo paraibano, movimentando a economia com geração de empregos e renda e, acima de tudo, cria um sentimento de pertencimento entre as suas populações.

Durante uma semana, cada município apresenta o que há de melhor em atividades na gastronomia, artesanato, cultura e, principalmente, um amplo território com diversos pontos turísticos que podem ser visitados pelos turistas e pelos próprios paraibanos. Segundo Sergerson, 90% da programação cultural dos projetos têm a participação de artistas locais, abrindo oportunidade para que os artistas mostrem o seu talento.

Sergerson disse que a pandemia do covid-19 foi um momento bastante difícil para a economia das cidades que integram os dois projetos, em especial. Por conta das medidas de restrições e distanciamento social, segundo ele, foi prudente e unânime a decisão do Fórum de cancelar qualquer atividade que gerasse aglomerações, pensando exclusivamente na saúde das pessoas.

Entretanto, assim que houve a certeza de que não haveria os eventos, por meio de reuniões online, todos os dirigentes dos municípios participaram de diversas discussões e preparações para os eventos em 2021. Foi então que surgiu uma proximidade ainda maior de todos, sempre em busca de alternativas para melhorar os eventos, torná-los ainda maior e melhor, inclusive, o tornando híbrido, já que ficou acertado que haverão atividades presenciais, sem deixar o online de lado.

Mesmo com a vacina contra o coronavírus, que deve estar pronta até julho de 2021, Sergerson disse que é prudente pensar em promover atividades online, até porque tem um poder maior de atingir ainda mais pessoas de todo o mundo da internet, por meio das redes sociais.

Outra medida que deve ser tomada logo no começo do ano pelo Fórum, segundo Sergerson, será a conversa com os novos dirigentes das cidades onde não houve renovação nas prefeituras, a exemplo de Areia, Bananeiras e Alagoa Nova. O presidente do Fórum disse que, com essas mudanças administrativas, certamente os novos gestores tenderão a imprimir as suas marcas administrativas, mas nada que deva interferir no conjunto do projeto.

O Caminhos do Frio deve ser iniciado a partir da primeira semana de julho, até a primeira semana de setembro de 2021. Integram o projeto as cidades de Areia, Pilões, Remígio, Serraria, Solânea, Bananeiras, Alagoa Grande, Alagoa Nova e Matinhas. Já o Raízes do Brejo, que deve começar a partir do final de setembro, integra as cidades de Borborema, Pirpirituba, Serra da Raíz, Duas Estradas, Pilõezinhos, Belém, Alagoinha, Dona Inês e Lagoa de Dentro.

Edição de uma revista sobre o Brejo paraibano

O presidente do Fórum de Brejo relatou que a instituição estará lançando na primeira quinzena de janeiro de 2021 uma revista apresentando todo o potencial artístico, cultural, gastronômico e turístico da região. Essa revista terá os formatos impresso e digital e as pessoas poderão baixá-la em seus celulares por meio de um QR Code.

Sergerson anunciou ainda, que estará sendo lançado um novo site (www.brejoparaibano.com.br), onde as pessoas poderão conhecer melhor todas as cidades e as suas particularidades. O dirigente destacou ainda um projeto em parceria com o Sebrae da Paraíba, que criou a marca Destino Brejo, que permite que as pessoas possam conhecer a grandiosidade e o potencial econômico da região.

Ele revelou também que já está mantendo contato com agências de viagens e operadoras de turismo, em parceria com a Abav-PB (Associação Brasileira das Agências de Viagem, seccional Paraíba), para convidar alguns profissionais para conhecerem o Brejo pessoalmente, com objetivo de colocar o destino nas prateleiras das principais agências e operadoras do país.

A Expo Turismo Paraíba é uma parceria colaborativa de Sebrae, C&VB João Pessoa, Centro de Convenções de João Pessoa, PBTur, Abav Paraíba e ABIH Paraíba, Abrasel PB, Abrajet PB, Fecomércio, SESC, Senac.

Fábio Cardoso