5º Fest Aruanda, maior festival de cinema da Paraíba, começa nesta quinta-feira (10)

Eventos Culturais

A 15ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, maior festival de cinema da Paraíba, vai homenagear grandes artistas da música com a exibição de filmes de bandas consagradas na solenidade de abertura, nesta quinta-feira (10), e no encerramento do evento, que acontece no dia 16 de dezembro. O festival terá formato híbrido, com programação online e presencial, e começa às 19h, na sala MACRO XE do Cinépolis Manaíra.

De acordo com o diretor executivo do evento, Lúcio Villar, serão duas sessões presenciais, respeitando todos os protocolos sanitários já seguidos pela rede Cinépolis. “Na abertura oficial, será apresentado o filme ‘Os Quatro Paralamas’, que mostra a trajetória da banda de pop rock que marcou gerações, ‘Os Paralamas do Sucesso’. No encerramento, haverá a apresentação do filme ‘Me Chama Que eu Vou”, de Joana Mariani, sobre Sidney Magal. Nas duas exibições, a sala terá capacidade reduzida de pessoas, uso obrigatório de máscaras e álcool em pontos estratégicos”, adianta Lúcio.

Os filmes serão transmitidos de forma online por meio de uma plataforma exclusiva. “Além das exibições presenciais no Cinépolis Manaíra, os longas e curtas podem ser conferidos pelo Aruanda Play, onde terá toda a programação do festival”, ressalta.

Abertura – Durante a solenidade, haverá homenagens póstumas ao historiador e escritor Wills Leal, e ao cineasta Linduarte Noronha. Além disso, serão homenageados também o diretor de fotografia João Carlos Beltrão, e José Maria Lopes, da TV Cultura/SP.

Para a abertura do evento, um dos filmes escolhidos foi o curta “Aruanda”, de Linduarte Noronha. Gravado na Paraíba, o filme conta a história da formação e sobrevivência de uma comunidade de escravos libertos do sertão da Estado. A programação está distribuída entre curtas e longas das mostras ‘Competitiva Nacional’ e ‘Sob o Céu Nordestino’, somando 42 filmes que poderão ser acessados no site do evento.

Todos os dias, às 9h, acontecerão os debates dos filmes transmitidos na noite anterior. Para a avaliação dos curtas e longas, haverá a participação dos representantes de cada filme e mediação do curador e diretor artístico do Fest Aruanda, Amilton Pinheiro, e do jornalista e crítico de cinema Marcus Mello.

A crítica de cinema e moderadora de debates do Fest Aruanda, Maria do Rosário Caetano, vai estar presente em quatro mesas discutindo diversos assuntos. Uma delas terá a participação das homenageadas Helena Solberg e Vania Perazzo. Entre os assuntos abordados, estão ‘Cinema Negro e o racismo no Brasil’, ‘A permanência de Aruanda – 60 anos depois’, ‘Fronteiras e bifurcações do cinema não ficção na contemporaneidade: Entre narrativas’, e ‘Novas linguagens’.

Serviço:
15º Fest Aruanda
Data: de 10 a 17 de dezembro
Informações: www.festaruanda.com.br
Instagram @festaruanda
Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)
Podcast: https://open.spotify.com/show/17ptpdngqnnU9I1KqicHPp?si=EbTm2vWDQ3WIRb2ySUtMFA

Vivass Assessoria & Comunicação