Começa nesta terça-feira (15) o Salão Paraibano da Cachaça

Destaque Paraíba

A Universidade Estadual da Paraíba promove, a partir desta terça-feira (15), o Salão Paraibano da Cachaça, que está sendo realizado pela primeira vez e vai trazer na programação palestras técnicas, capacitações, exposição de produtos e serviços, apresentações culturais e gastronomia, tudo online no canal rede UEPB, no Youtube. O evento tem a parceria do Banco do Nordeste, Sebrae, Prefeitura Municipal de Campina Grande e Associação dos Produtores de Cachaça de Areia. A coordenação geral é do professor José Félix de Brito Neto.

A abertura será às 18h, com apresentação cultural do grupo Acauã da Serra. Às 18h20 acontece a palestra Panorama sobre as cachaças da Paraíba, com o presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia, Thiago Albuquerque Baracho. Às 19h será a vez do tema Cachaça: uma matriz complexa de congêneres e contaminantes, com a Dra. Maria das Graças Cardoso, da UFLA. Às 19h40 acontece o Momento da Lapada, promovido pela Confraria da Lapada, com sorteios e degustações. Às 20h é a vez da palestra: Como o e-commerce vem mudando a venda de bebidas, com Gabriel Luna, do Sebrae PB.

Na quarta-feira, 16, a programação começa com a palestra Cachaça é Turismo, com a arquiteta Fernanda Melo, presidente da Confraria da Lapada. Às 18h o tema será Linhagens e Leveduras selecionadas como fonte de diferenciação para a cachaça, com Cauré Barbosa, da Smart Yeast. Às 19h a palestra será A Influência de Metodologias de Destilação, com Dr. André Ricardo Alcarde, da ESALQ. Às 19h40 acontece o Momento da Lapada. Às 20h o especialista Nelson Duarte fala sobre O papel do Master Blend na qualidade sensorial da cachaça.

Na quinta-feira, 17, a programação do Salão Paraibano da Cachaça começa com a palestra Cachaça é Cultura, com a jornalista Rosa Aguiar. Às 18h o tema será Processo de qualidade e certificação da cachaça, com o Dr. Anderson Ferreira Vilela, da UFPB. Às 18h40 acontece a palestra Cachaça: um leque de oportunidades no Brasil e no mundo, com o professor e especialista Jairo Martins. Às 19h40 é a vez do Momento da Lapada, e às 20h o tema é Como corrigir defeitos sensoriais da cachaça, com a especialista Dra. Aline Bortoletto, da ESALQ.

A programação encerra com o lançamento do e-book Cachaça da Paraíba, com o professor José Felix de Brito. Na área de exposição de produtos vão participar as cachaças paraibanas Serra Preta, Aroma da Serra, D´dill, Matuta, Cobiçada, Maribondo, Gregório, Ipueira, Nobre, Triunfo, Rainha, Baraúna e Turmalina da Serra.Maiores informações no endereço www.salaoparaibanodacachaca.com.br.

Assessoria de Imprensa