Maior São João do Mundo será presencial e realizado de 04 de junho a 04 de julho de 2021, em Campina Grande

Destaque Paraíba

O Maior São João do Mundo, promovido na cidade de Campina Grande (PB), já tem data confirmada para a sua realização. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina, Rosália Lucas, o evento começará no dia 04 de junho, se estendendo até o dia 04 de julho de 2021, de forma presencial, “em sua plenitude”. Rosália participou de uma live do Turismo em Foco nesta quinta-feira (17), quando revelou a data do evento.

Conforme a secretária, já foi dado o start para a elaboração do festejo junino, inclusive, as operadoras de turismo de todo o país já foram informadas sobre a promoção do evento para darem início ao processo de programação de venda dos pacotes para o período. “O evento é muito grande para se programar em apenas um mês. Já demos sim o start com a empresa Mídia Promo para começar a programar o evento”, revelou Rosália.

A secretária disse que grandes eventos culturais como o Rock’in Rio já foram confirmados para 2021 de forma presencial, e que a expectativa dos setores econômicos e cultural de Campina Grande é de que o São João seja realizado, até porque a estimativa é de que a primeira etapa de vacinação do covid-19 seja concluída ainda no primeiro semestre do próximo ano.

 

Primeira cidade brasileira a apresentar Plano Municipalização de Vacinação

O prefeito eleito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e o atual secretário de Saúde, Filipe Reul, estiveram em audiência com o assessor especial do Ministério de Saúde, em Brasília, Airton Cascavel, na quarta-feira (16), quando apresentaram o Plano de Municipalização de Vacinação da prefeitura. No dia seguinte, o próprio ministério revelou que a cidade paraibana tinha sido a primeira no país a apresentar formalmente um plano de imunização em massa da vacina, logo após a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, pelo presidente Jair Bolsonaro.

Rosália disse ainda, que o São João não deverá ter apresentações virtuais, assim como aconteceu em 2020, em pleno pico de casos do coronavírus no Brasil. Na oportunidade, com o cancelamento da festa presencial, a saída foi promover o evento de forma online, com shows realizados durante lives. A repercussão foi imensa, com milhares de visualizações de pessoas do Brasil e de diversos países do mundo. “O evento será transmitido na TV Nordestina em 2021, assim como sempre cobre o evento”, afirmou.

A festa junina de Campina Grande também já conta com a simpatia e apoio do novo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Breno Cunha Lima esteve reunido com ele nessa semana, em Brasília. Na audiência, o ministro, que é nordestino e sanfoneiro, disse que a Pasta está à disposição da prefeitura no sentido de apoiar a promoção da festa. Além de conhecer, Gilson é um entusiasta do modelo adotado em Campina Grande para a realização do evento.

Durante a audiência, Bruno apresentou a estruturação do Forródromo – uma área geograficamente próxima ao Parque do Povo, considerado o Quartel General do São João da cidade, ao lado da Estação Velha – que é um dos projetos pelos quais a pasta terá uma atenção especial, garantiu o titular do Turismo.

Rosália disse que o ministro, então presidente da Embratur, foi convidado para participar do Maior São João do Mundo este ano, inclusive, com a opção de se apresentar com a sua sanfona no palco principal do Parque do Povo. Como o evento foi cancelado, a prefeitura não chegou a receber uma resposta positiva ou não de Gilson sobre a participação dele na festa.

Fábio Cardoso