Paraíba contabiliza quase 29 mil novos registros de MEIs durante ano de pandemia

Paraíba

A Paraíba no ano de 2020 contou com a abertura de 28.982 novos registros de microempreendedores individuais, de acordo com o boletim divulgado pelo Sebrae. Os dados ainda mostram que, em comparação com o mesmo período de 2019, houve um aumento de mais de mil novos registros durante o ano, já que em 2019 foram 27.968 MEIs abertos no estado. Os dados analisados são referentes até a primeira quinzena de novembro de 2020.

A gerente da unidade de gestão estratégica e monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, afirma que parte desse movimento se deve à alternativa encontrada pelos empreendedores nas facilidades de abertura. “Essa agilidade foi necessária para atender às mudanças no mercado”, afirma.

“Outro ponto que precisa ser verificado é o grau de correlação com processos de terceirização na prestação de serviços. A pandemia e seus efeitos na economia também impactaram na criação de novos tipos de negócios para acomodar as novas demandas dos consumidores nesse período. Um exemplo foi a massiva formalização de motoristas de aplicativos para serviços de delivery e serviços de transportes para as demandas de logística do e-commerce”, destaca a gerente.

Além disso, segundo ela, as atividades ligadas ao comércio de artigos do vestuário, perfumaria, bebidas e cuidados com animais de estimação seguem em crescente expansão e foram responsáveis pelos números mais expressivos ao longo deste ano.

Proporção feminina – O boletim também mostra a proporção de abertura de MEI por mulheres. Na Paraíba, dos 28.982 novos registros desse ano, 16.266 foram feitos por homens e 12.692 por mulheres, ou seja, uma proporção de 43,8%.

Assessoria de Imprensa