Paraibano entra na Calçada da Fama na Cidade das Artes Marciais, no Rio de Janeiro

Destaque Esportes

Os amantes das lutas mais antigos conhecem tudo sobre a história e a vida do paraibano Ivan Gomes que, se estivesse vivo, estaria completando 81 anos no dia 25 de dezembro. Ivan foi uma lenda na luta livre, tendo levado o nome da Paraíba até o Japão, templo das artes marciais. Natural de Boa Vista, distrito de Campina Grande, Ivan entrou para a Calçada da Fama, localizada na Cidade das Artes Marciais, no Rio de Janeiro.

A solenidade aconteceu neste domingo (27) e contou com diversas personalidades do mundo das lutas, entre elas, o jornalista Marcelo Alonso, comentarista do Canal Combate, que produziu uma reportagem especial para homenagear Ivan, que pode ser lida no Portal do Vale Tudo (https://www.portaldovaletudo.com.br/ivan-gomes-81-anos-do-lutador-imbativel/).

As fotos e a história de Ivan Gomes também está eternizada no memorial criado pela sua ex-noiva Clea Cordeiro. São fotos e muitos relatos sobre as lutar do paraibano, que ultrapassou os limites do Nordeste, chegando a fazer lutas icônicas, entre elas, contra Carlson Gracie, uma das lentas das lutas livres, naquela época. No calor da pré-luta, Ivan chegou a dizer que “o Cartaz dos Gracie eu esmago com um braço”. Até hoje os Gracie são idolatrados no mundo das lutas. Esse combate terminou empatado.

Cléa Cordeiro, com o jornalista Marcelo Alonso, na solenidade em homenagem ao Ivan Gomes, nadas Artes Marciais, no Rio de Janeiro.

A homenagem a Ivan Gomes se junta a outras dezenas que estão sendo realizadas para serem eternizados no espaço único das lutas. Além do paraibano, foram homenageados outras cinco lendas: Rolls Gracie, Waldemar Santana, Rei Zulu, Alexandre Pequeno e Paulo Filho. “São seis lendas de gerações distintas que tiveram importância indiscutível na história das lutas. Rolls Gracie revolucionou o Jiu-Jitsu, Waldemar e Ivan foram heróis unânimes da 1º geração do Vale-Tudo, assim como Zulu na 2º geração. Já Paulão e Pequeno são dois campeões mundiais da nova geração que ficaram invictos por muitos anos levantando o nome do Brasil no mundo”, comentou idealizador do projeto, o vereador faixa preta Marcelo Arar.

Cidade das Artes Marciais foi inaugurada em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O ambiente conta com 12 praças esportivas que levam o nome de ícones das artes marciais, além de uma calçada da fama que homenageia 67 figuras, entre atletas e mestres. O objetivo é que o espaço seja utilizado para a realização de eventos de artes marciais e que também possa servir à população para a prática de atividades físicas.

Na calçada da fama estão ainda nomes como o ex-campeão do UFC Anderson Silva, a judoca campeã olímpica Rafaela Silva, o campeão mundial de boxe Acelino Popó, e Hélio Gracie, entre outros. Na primeira etapa do projeto, em agosto, foram colocadas 67 placas.

Fábio Cardoso, com PVT