Ministério do Turismo institui Grupo Técnico para propor diretrizes ao turismo náutico

Brasil

Resolução publicada no Diário Oficial da União institui o Grupo Técnico do Turismo pelas Águas, que vai discutir e realizar levantamentos, pesquisas e estudos relativos às modalidades de turismo náutico no País (Acesse aqui o texto). Criado pelo Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (MOB-Tur) do Ministério do Turismo, o GT terá 60 dias para sugerir diretrizes ao setor, que engloba os modais marítimo, fluvial e lacustre.

O grupo vai traçar um panorama geral do segmento e propor medidas que viabilizem melhorias na área, envolvendo questões como infraestrutura, rotas turísticas, cabotagem, a integração com o transporte rodoviário e a possível revisão de normas e legislações. Segundo o coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do MTur, Higor Guerra, o objetivo é reforçar as condições de desenvolvimento do ramo na retomada do turismo.

“Uma das metas é proporcionar segurança jurídica quanto a normativos e legislações, favorecendo investimentos privados. Empresas de todo o mundo estão interessadas nesta pauta e têm investido neste sentido. Então, sabendo os gargalos, as condições de infraestrutura e as regras que podem ser aperfeiçoados, a gente entende que o Brasil tem um potencial enorme para avançar nesse setor”, observa Guerra, que também coordena o GT.

O Grupo Técnico reúne representantes da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur (SNAIC); da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) e da Secretaria Nacional de Infraestrutura Turística (SNINFRA), entre outros. Durante os trabalhos, o GT poderá convidar especialistas, integrantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada para colaborar com as atividades.

Site Ministério do Turismo – Foto: Chico Rasta/MTur