Antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico de João Pessoa, será transformado em Parque Tecnológico

Destaque Paraíba

O prédio do antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico de João Pessoa, será transformado em Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. Na edição do Diário Oficial desta terça-feira (05), o governador da Paraíba, João Azevêdo, declarou o imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação.

Além da importância no avanço do uso de tecnologias de ponta, a instalação do Parque Tecnológico irá fortalecer e valorizar todo o entorno do Centro Histórico da capital paraibana. O antigo colégio tem 6.909,00 metros quadrados de área construída, sobre terreno com 16.948,00 metros quadrados de dimensão. O imóvel limita-se ao norte com a Ladeira de São Francisco, ao sul com a Ladeira da Borborema, ao leste com a Praça Dom Ulrico, vias tradicionais da cidade.

No decreto, em seu artigo terceiro, o governador demonstrar a sua pressa na implantação do Centro Tecnológico. “É de natureza urgente a desapropriação de que trata este Decreto, para efeito de imediata imissão na posse do imóvel descrito, de conformidade com o disposto no art. 15 do Decreto-lei nº 3.365/41”, diz o artigo.

A Procuradoria Geral do Estado, por meio da Procuradoria do Domínio, está autorizada a adotar as providências concernentes à desapropriação amigável ou judicial do imóvel ora declarado de utilidade pública, necessárias à incorporação deste ao acervo patrimonial imobiliário do Estado da Paraíba. O imóvel é de propriedade da Associação de Promoção Educativa e Social, tendo a denominação mudada para Congressão Irmãs da Sagrada Família.

Fábio Cardoso

Anos de histórias (Paraíba Criativa)

O antigo Colégio Nossa Senhora das Neves foi fundado através da Lei Nº13, de 04 de novembro de 1858, a fim de promover a educação moral, religiosa e literária do sexo feminino. Foi fundado em 4 de novembro de 1858, por Beaurepaire Rohan, Presidente da Província da Parahyba do Norte. Ele se dedicou a expandir as modalidades de ensino na Paraíba.

A instalação da instituição encontrou resistência, visto que a educação feminina e a profissionalização para o magistério oferecidas pelo colégio iam contra os costumes patriarcalistas da época. Com uma história marcada por constantes crises administrativas, a escola passou por aberturas e encerramentos até se consolidar no cenário educacional do estado.

Em 1861, durante a administração do presidente seguinte, Dr. Luiz Antonio da Silva Nunes, a unidade escolar foi fechada, com a justificativa de que os serviços oferecidos não correspondiam aos custos. Foi reaberta em 1895, pelo Bispo Dom Adauto de Miranda, sob a direção administrativa das religiosas Damas do Coração Eucarístico, já que a unidade não poderia ser dirigida por padres da diocese, pois a Igreja Católica se posicionava contrária ao ensino de mulheres.

Nesse contexto, o Colégio Nossa Senhora das Neves passou a receber alunas vindas de outros estados, como Rio Grande do Norte e Pernambuco, na tentativa de se estabelecer como uma escola exclusivamente feminina. Sob a administração das Damas do Coração Eucarístico, passou por mais uma crise, em decorrência da falta de pessoal e de meios financeiros suficientes para dar continuidade ao ensino. Em 1906, passou a ser administrada pelas irmãs da Casa da Sagrada Família de Camaragibe (PE), decisão tomada por Dom Adauto, então arcebispo da Paraíba. O motivo foi a necessidade de garantir o funcionamento da unidade de ensino.

Desde então, chegaram freiras de diversos países para se dedicarem à educação voluntária da instituição. Ela atendia meninas de 6 a 10 anos de idade. Em 1924, após conseguir se vincular à Escola Normal do Estado, concedeu a diplomação a 295 alunas. Entretanto, em 1970 foram definitivamente encerradas todas as atividades do Ensino Normal, por falta de novas matrículas.

Após o fim do magistério primário, e por conta das novas demandas escolares, Irmã Margarida, uma das ex-diretoras, afirmou que retirou o uso da saia como parte do uniforme das alunas e implantou o uso de calça comprida. A última tentativa para que o Colégio Nossa Senhora das Neves permanecesse funcionando foi a inclusão do ensino misto. No entanto, as mudanças não foram suficientes para a manutenção da escola, que acabou encerrando definitivamente as atividades no fim de 2002.

A arquitetura da instituição visava transmitir uma imagem de ordem, disciplina e vigilância. Ou seja, uma política de controle dos movimentos e costumes. O princípio do Panóptico de Bentham rege essa composição: na periferia uma construção em anel e no centro uma torre vazada por largas janelas que se abrem sobre a face interna do anel. O formato da construção propiciava, tanto na disposição dos corredores quanto na localização do pátio interno, a vigilância constante das freiras sobre as alunas. O vigia possuía uma visão estratégica a partir de todos os ângulos.

Atualmente, no histórico prédio onde funcionava o Colégio Nossa Senhora das Neves está instalado o Campus I da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Sua arquitetura permanece conservada e alguns ambientes foram totalmente recuperados. A Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba é engajada na campanha de preservação do patrimônio histórico e arquitetônico de João Pessoa (PB).

Fontes:

http://www.cienciasmedicas.com.br/institucional/sobre-a-faculdade/campus-i

http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/561.pdf

Fotos: Site Paraíba Criativa