Luto na Paraíba: Genival Lacerda morre aos 89 anos por complicações do Covid-19; Confira a repercussão

Destaque Paraíba

A cultura brasileira e nordestina está de luto. Morreu, na manhã desta quinta-feira (7), vítima de Covid-19, o cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, aos 89 anos. Ele estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital particular em Recife desde o dia 30 de novembro. O corpo do artista será enterrado no cemitério Nossa Senhora do Carmo, conhecido como Monte Santo. Não haverá velório.

Genival Lacerda já vinha enfrentando problemas de saúde. Em maio do ano passado, ele sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI). O artista fez tratamento em casa, mas com dificuldades. Em julho, colegas de profissão fizeram uma live solidária para arrecadar recursos para o tratamento dele.

A morte do cantor e compositor paraibano foi confirmada pelo filho dele, nas redes sociais. No Instagram Story, Genival Lacerda Filho apenas escreveu: ‘Painho faleceu’. Ainda não há informações sobre o sepultamento do cantor.

A história de resistência

Genival Lacerda nasceu em Campina Grande, em 5 de abril de 1931. Na década de 50, foi morar em Pernambuco, onde gravou seu primeiro disco, que tinha como faixa principal a música ‘Coco de 56’. Em 1964, Genival se mudou para o Rio de Janeiro, por influência de Jackson do Pandeiro. Lá, o paraibano trabalhou em casas de forró e gravou um LP.

O sucesso e a projeção nacional vieram em 1975, quando Genival Lacerda lançou a música ‘Severina Xique-Xique’. Entre outros sucessos do paraibano, estão ‘De quem é esse jegue?’, ‘Radinho de Pilha’, ‘Mate o Véio’ e ‘Quem Dera’.

Genival já recebeu títulos de Cidadão Pernambucano no ano de 2011 e de Recife no ano de 2016, sendo assim considerado um filho da terra pelos serviços prestados à cultura do estado. Ele também recebeu título de Cidadão Baiano em 2016, chegando a gravar com a baiana Ivete Sangalo a canção ‘Chevete da Menina’.

Luto oficial por três dias em Campina Grande

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, decretou luto oficial de três dias pela morte de Genival Lacerda. Em nota, a PMCG destacou que o cantor é um “ícone da música regional” e lembrou que, em 2016, ele recebeu a Medalha de Mérito Cultural Ronaldo Cunha Lima, em sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Morre um símbolo da cultura do Nordeste

O governador da Paraíba, João Azevêdo, manifestou profundo pesar pela morte do cantor e compositor paraibano Genival Lacerda. Conhecido por todo o Brasil, Genival era considerado um símbolo da cultura do Nordeste, sendo um dos grandes nomes do forró, ritmo que levou para o país inteiro com seu carisma e irreverência, características que o tornaram um ídolo popular. Seu trabalho ganhou reconhecimento nacional oficialmente no final de 2017, quando recebeu no Palácio do Planalto a medalha da Ordem do Mérito Cultural (OMC).

João Azevêdo se solidariza com familiares e amigos, externando condolências pela perda irreparável.

Embaixador da cultura paraibana

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lamenta a morte do cantor e compositor paraibano Genival Lacerda. Para o gestor, é com pesar que o Brasil se despede do artista e embaixador da cultura paraibana, que tanto nos orgulhou pela sua carreira musical bem sucedida e irreverente, e pelo seu caráter humano, com que sempre se portou diante das situações da vida.

“É difícil ver os ícones da nossa cultura, nossos conterrâneos e amigos partirem, levados por um mal que avança de forma assustadora como o novo Coronavírus. Solidarizo-me com a família, amigos e fãs do cantor pela imensa perda. Que todos recebam o nosso abraço e os votos de sincero pesar neste momento de dor”, disse o prefeito.

“Seu talento engrandeceu a Paraíba”

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lamenta a morte do cantor e compositor Genival Lacerda Para a Federação, o artista foi capaz de trazer visibilidade para a Paraíba, sendo um dos pioneiros em compartilhar a cultura do Nordeste para o país inteiro.

“Hoje se foi um homem responsável por dar um significado único ao forró brasileiro e seu legado é histórico, precisa ser relembrado por muitos anos e ensinado às próximas gerações. Infelizmente, foi mais uma vítima do coronavírus e desejamos conforto e paz para a família em um momento tão triste”, destacou George Coelho, presidente da entidade.

AL destaca papel de Genival na divulgação do forró

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, em nome de todos os deputados e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, lamentou a morte do cantor paraibano Genival Lacerda.

Adriano Galdino destacou o importante papel que Genival Lacerda teve para o forró, levando o clima descontraído para suas letras e danças marcantes e com muito bom humor. “Genival Lacerda era um artista único, que inspirou e animou os paraibanos com seu jeito simples e desinibido”, resumiu.

Antes da pandemia, Genival Lacerda fez uma visita à sede do Poder Legislativo Paraibano em meados de 2019, onde foi recebido pelos parlamentares e tirou fotos com servidores, profissionais da imprensa e pessoas presentes no local.

Genival ‘Patrimônio Cultural da Paraíba’

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) lamentou a morte do cantor Genival Lacerda. O parlamentar destacou a trajetória do artista e sua contribuição cultural para a Paraíba, em especial Campina Grande, de onde era natural.

Tovar destacou que o artista tinha talento único e lembrou que isso resultou na lei de nº 10980/2017, de sua autoria, que tornou Genival ‘Patrimônio Cultural da Paraíba’, após a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa da Paraíba.

“O Brasil perde um artista uma das maiores personalidades do forró brasileiro. Compositor, foi um dos primeiros a destacar o Nordeste em cenário nacional. O Brasil perde um grande talento e a Paraíba chora a morte desse campinense, que foi mais uma vítima desse vírus tão perigoso”, disse.

“Perdemos um grande ícone da nossa cultura”

“Perdemos um grande ícone da nossa cultura. A Paraíba acorda mais triste com a morte de Genival Lacerda”, lamentou o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB). Pedro lembrou a trajetória de Genival, cantor e compositor, que se destacava pela sua irreverência. Ele também externou seu sentimento de pesar à família pela perda. “Peço a Deus conforto para o coração dos familiares neste momento de tanta dor”, declarou.

Símbolo da cultura e da arte popular do Nordeste

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) comentou o falecimento do cantor paraibano Genival Lacerda. Para Camila, Genival é símbolo da cultura e da arte popular do Nordeste e a sua partida representa luto para toda região.

“Lamento profundamente. Genival Lacerda nos deixa e leva um pouquinho da gente. Ele marcou época e foi símbolo de resistência da mais genuína da nossa cultura. Ele tinha um o estilo próprio de cantar, mas também ganhou destaque pela alegria de ser nordestino e mostrar que música pode ter bom humor. Estamos todos de luto”, comentou.

Fábio Cardoso, com Portal Correio – Fotos: Divulgação/AL e Alexandre Belém/JC Imagem/Estadão