Vacinas contra o covid-19 chegam na Paraíba e governador inicia vacinação e distribuição nesta terça-feira

Destaque Paraíba

Já estão em solo paraibano as doses da vacina Coronavac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac. Ao todo são 114.880 doses da vacina que chegaram em um voo comercial da Azul Linhas Aéreas, que pousou no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, às 21h15. Foram desembarcados 49 volumes, que estão sendo levados para a Secretaria de Saúde do Estado.

No começo da noite, a Secretaria de Comunicação do Goveno da Paraíba confirmou que o governador João Azevêdo dá início, nesta terça-feira (19), às 7h30, à vacinação contra a Covid-19 na Paraíba e à distribuição das doses da vacina com os municípios paraibanos, de acordo com o Plano Nacional de Imunização elaborado pelo Ministério da Saúde.

O governador assegurou a distribuição das 92.960 doses da vacina contra a Covid-19 para todos os municípios paraibanos. O gestor destacou que a Secretaria de Estado da Saúde já está com toda a estrutura pronta para iniciar a separação dos lotes tão logo os imunizantes cheguem ao estado.

As primeiras vacinas irão contemplar 54.689 paraibanos, que representam 34% dos trabalhadores de saúde (42.925), indígenas aldeados (10.432), pessoas idosas institucionalizadas (1.212) e pessoas com deficiência institucionalizadas (120). O quantitativo é destinado para a primeira e segunda doses, atendendo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. O registro das doses aplicadas será nominal e individualizado, por meio do número do Cartão Nacional de Saúde ou número do CPF do usuário.

“Nós estamos aguardando o horário de chegada da vacina para que possamos, de imediato, fazer a separação dos 223 lotes que serão destinados a cada município nas quantidades estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Vamos utilizar toda estrutura que montamos, a exemplo de 11 veículos refrigerados e as aeronaves do Governo do Estado e, em parceria com a Secretaria de Segurança, faremos o traslado e armazenamento dos imunizantes. Eu estou muito feliz com esse início da campanha de vacinação para proteger nossa população”, comentou o governador.

Fábio Cardoso

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *