Centro de Atendimento ao Turista é reaberto para visitantes e população de João Pessoa

Destaque Paraíba

Os turistas que visitam João Pessoa passaram a contar a partir desta quarta-feira (20) de um atendimento especializado e que também irá beneficiar os moradores da cidade. Trata-se da reativação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), instalado na praia de Tambaú, e que prestará serviços de orientação sobre os pontos turísticos e serviços de limpeza, manutenção, segurança e organização da orla marítima.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, afirmou que o CAT tem “a cara da nossa gestão, pois envolve vários setores do poder municipal. O Centro é um instrumento de turismo, mas também um equipamento que ajuda nossa população. A cidade só será boa para o turismo quando for boa pra quem mora aqui”, pontuou. O CAT terá postos de atendimento das secretarias de Turismo, de Desenvolvimento Urbano, além da Guarda Municipal, Emlur e Semob-JP, e funcionará das 9h às 21h.

Durante a reabertura do Centro, o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, anunciou o início da prestação de serviços em outros pontos turísticos da cidade com o incremento da Central Móvel Avançada de Atendimento ao Turista. Uma equipe da secretaria irá circular pelo Centro Histórico, Estação Ciência, Busto de Tamandaré e outras praias para prestar o mesmo atendimento, além de ser utilizada durante a realização de eventos.

O secretário destacou ainda, que a equipe que vai atuar no CAT é formada em sua maioria por turismólogos e que o Centro vai funcionar todos os meses do ano, de janeiro a dezembro. “Este centro funcionava apenas em janeiro, na alta estação. Agora estará aberto para a população e turistas o ano inteiro, até 31 de dezembro”, afirmou Daniel Rodrigues.

Maior segurança

Além dos serviços que serão prestados pela prefeitura, o secretário revelou que pretende manter contato com o Governo do Estado para criar um espaço no CAT para atuação da Ceatur – Companhia Especializada em Apoio ao Turista para atuar em conjunto com a Guarda Municipal, garantindo maior segurança para turistas e população. A área do Centro Turístico de Tambaú é uma das que tem maior fluxo de pessoas na orla marítima, próximo também ao Mercado de Artesanato da Paraíba.

Para o secretário adjunto do Turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena, o CAT será uma ferramenta importante para prestação de serviços aos turistas que visitam a capital, “além de prestar informações seguras sobre atrativos turísticos, campanhas educativas, serviços de apoio ao turismo, combatendo a pirataria e a prática do comércio ilegal de produtos turísticos”.

Assessoria de Imprensa – Fotos: Pedro Ivo