Escuna do Pirata compõe charme do turismo náutico em Bertioga, litoral de São Paulo

Brasil

Porta de entrada do Litoral Norte de São Paulo, acesso fácil e próxima à capital paulista, a Estância Balneária de Bertioga oferece encantos que extrapolam o clássico ‘sol e praia’.

Ecoturismo, acervo cultural, gastronomia variada se somam às opções de turismo náutico. Em tempos de pandemia, os cuidados biossanitários são rigorosos, para garantir a segurança dos visitantes.

“Entre as empresas associadas ao Bertioga Convention & Visitors Bureau – BCVB Visite Bertioga, há um consenso de proporcionar, ao turista, a melhor experiência. A qualidade dos serviços prestados implica em fidelização e maior permanência no destino”, salienta Ibis Gonçalves, diretora executiva da entidade.

Entre o céu e o mar

O turismo náutico ofertado em Bertioga ganha mais e mais adeptos. A maior escuna do litoral paulista, a Pérola Negra, é mais conhecida como ‘a Escuna do Pirata’. Com capacidade para 280 passageiros e homologada pela Marinha, tornou-se um dos ícones do turismo local. Em função da pandemia, opera com ocupação reduzida de, no máximo, 130 passageiros, para total segurança dos passageiros.

Segundo a proprietária da embarcação, Helena Sotero, que é associada ao Visite Bertioga, “em pouco mais de 90 minutos, pode-se apreciar o que o destino tem de mais belo, em companhia de familiares e amigos”.

A Escuna Pérola Negra disponibiliza passeios de 1h30 a 1h45. Sai do canal de Bertioga, passa por atrativos como o Forte São João, Forte São Luiz, Praia Branca, Praia Preta, Ilha do Guará, Ilha Rasa e as praias do Pinheirinho e Iporanga. Proporciona, inclusive, parada para mergulho. Horários de saída: 9h00; 11h00; 13h00; 15h00 e 17h00. Oferece guia, toillet e som a bordo.

Para aumentar a taxa de segurança biossanitária, a venda dos ingressos do passeio é feita pelo site. No embarque, basta o turista apresentar, no celular, o código referente à compra do programa.

Passeio a bordo da lancha Real Angra 22

Embarcação mede 7,28 m de comprimento, leva seis pessoas e o marinheiro. Dispõe de um motor Mercury 290hp (Gasolina), com autonomia de 30l/hora. Possui cabine com banheiro, cama de casal, som e churrasqueira.

O passeio oferece três opções de destinos: Iporanga (50 minutos de ida e volta); Canal de Bertioga (40 minutos de ida e volta); Cantão do Indaiá (16 minutos de ida e volta). O local da saída é na Marina Capital, na praia Indaiá.

Super Combo

Passeio de lancha das 9h00 às 16h, com marinheiro incluso. Fornece uma garrafa de Smirnoff; cinco Schweppes; três pacotes de espetinho de carne, de frango e de espetinho de linguiça; um saco de carvão e um saco de gelo. O marinheiro gela a bebida e faz o churrasco. Total: R$1.500,00.

Canoagem no Rio Jaguareguava

 

Em tupi-guarani, ‘jaguareguava’ significa ‘lugar onde a onça bebe água’. Pelas águas mansas do rio, um percurso tranquilo, em meio à paisagem que integra Mata Atlântica, mangue e restinga. A prática de canoagem é feita a bordo de canoas canadenses ou caiaques, para o encantamento dos apaixonados pelo ecoturismo.

O Espaço Jaguareguava Ecoturismo fica no Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB), Km 226 da Rodovia Rio-Santos. Conta com estacionamento para até 20 veículos, banheiros e trocadores masculino e feminino. Aluga stand ups para remada no Rio Jaguareguava dispõe de caiaques duplos adaptados para pessoas com deficiência.

AMIgo! Comunicação Integrada