Prefeitura de João Pessoa inicia ação de limpeza e sanitização nos mercados públicos

Destaque Paraíba

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou, na noite desta sexta-feira (22), uma ação de limpeza e sanitização nos locais de comercialização de alimentos, começando pelo Mercado Central. Uma força-tarefa de diversas secretarias está envolvida no processo e deve se estender por todos os mercados e feiras livres nos próximos dias. Este é mais um compromisso da atual gestão para cuidar da cidade, com ações de zeladoria e limpeza que auxiliam diretamente na prevenção e saúde da população.

O superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Ricardo Veloso, destacou que essa ação faz parte de um planejamento estratégico feito desde o início da gestão. “O prefeito Cícero Lucena pediu para fazermos um diagnóstico da cidade e traçar um planejamento para os próximos doze meses. E, através dele, identificamos os pontos onde havia a necessidade de uma intervenção mais enérgica por parte da Emlur. Essa ação de limpeza já aconteceu no Cidade Verde, no Valentina, no Centro Histórico e agora, esse olhar para cuidar dos nossos mercados públicos, começando aqui pelo Mercado Central”, afirmou.

“Estamos aqui com uma ação de zeladoria que envolve cerca de 20 agentes de limpeza e três carros-pipa. Foi feita toda a sanitização do Mercado Central, desde a parte interna dos galpões e boxes, e a externa, que inclui as ruas e paradas de ônibus. Essa ação faz com que os comerciantes trabalhem melhor e as pessoas tenham melhores condições de higiene para frequentar o mercado”, concluiu.

O gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, Nilton Guedes, ressaltou que essa ação de limpeza também previne contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Estamos numa pandemia de Covid-19, mas num momento também muito favorável para a propagação do mosquito Aedes aegypti, que transmite diversas doenças. Então, é fundamental que a população se conscientize e não jogue o lixo nas ruas. Esta é uma ação preventiva e também educativa, porque todas as pessoas que estão vendo devem seguir o exemplo e vão fazer o mesmo procedimento nos seus locais de convivência”, ressaltou.

Órgãos envolvidos – Participaram da ação as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Saúde (SMS) e Infraestrutura (Seinfra), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Secom João Pessoa – Fotos: Kleide Teixeira