Elaborado com apoio do Sebrae, Governo Federal disponibiliza guia digital com boas práticas de gestão municipal

Brasil

O “Guia do Novo Prefeito + Brasil”, um kit digital elaborado pelo Governo Federal com apoio do Sebrae e demais entes colaboradores do poder público, já está disponível para download e pode ser encontrado, na sua integralidade, no Portal Federativo (https://www.gov.br/secretariadegoverno/pt-br/portalfederativo/guiainicio). Com o objetivo de apoiar os novos gestores municipais do país durante seus mandatos, principalmente nos 100 primeiros dias de início na gestão do cargo municipal, o kit contém orientações, legislação atualizada e boas práticas de gestão.

Dividido em cinco eixos – Prefeito, Governança, Finanças, Social e Território – o guia dispõe de informações rápidas e práticas sobre recursos financeiros e consórcio para a gestão municipal, orientações sobre como usar a Plataforma +Brasil, modelos de planejamento estratégico, além de exemplos de boas práticas de transparência e prestação de contas. A iniciativa resultou, ainda, na produção de duas séries de vídeos – “Diálogos Federativos” e “De Gestor para Gestor” – com temas pertinentes aos primeiros 100 dias de mandato. O material também pode ser encontrado no Portal Federativo ou no canal do Youtube (https://www.youtube.com/user/portalfederativosaf/featured).

Para a analista técnica do Sebrae Paraíba, Nelijane Ricarte, o kit digital é de fundamental importância para os gestores. “Acreditamos que o guia pode contribuir com as lideranças em seus mandatos que se iniciam, já que disponibilizam atualização, informações e conhecimentos apropriados para o gestor. Além disso, acreditamos na importância do incentivo dos pequenos negócios em prol do desenvolvimento local. Neste sentido, o guia pode ajudar bastante nesse trabalho do desenvolvimento local”, enfatizou.

De acordo com a secretária especial de Assuntos Federativos, Deborah Arôxa, todo o material foi preparado para auxiliar os novos gestores municipais. “Acreditamos que essas informações possam contribuir para que os gestores reeleitos e novos prefeitos tenham a oportunidade de capacitar suas equipes, atualizar conhecimentos e contar com o apoio de instituições que possam mobilizar recursos em prol do desenvolvimento local”, destacou.

Gestão empreendedora

O Sebrae também é parceiro dos municípios e desenvolve iniciativas que contribuem para o desenvolvimento local com foco no empreendedorismo. Diante da pandemia da Covid-19 e do desafio de superar a crise, o Sebrae oferece oportunidades para os novos prefeitos e prefeitas participarem do “Programa Cidade Empreendedora”, onde recebem apoio para desenvolver ações direcionadas para a melhoria do ambiente de negócios nos municípios.

A entidade também reconhece, desde 2000, o trabalho de gestores comprometidos em criar condições favoráveis para o fortalecimento e crescimento dos pequenos negócios em suas regiões. O “Prêmio Prefeito Empreendedor” já alcançou quase 10 mil projetos inscritos, com 918 vencedores estaduais e 94 vencedores nacionais.

Para conhecer mais sobre as iniciativas do Sebrae em prol do desenvolvimento local dos municípios, (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceirodomunicipio).

Assessoria de Imprensa