“Meu corpo não é sua folia”: campanha será lançada dia 8 com foco na violência doméstica

Eventos Culturais

Acampanha Meu corpo não é sua folia – Ano III, que tem como objetivo informar as mulheres e a população em geral, prevenir e coibir crimes de importunação sexual e violência de gênero, será lançada este ano com foco no alerta contra a violência doméstica e orientando a população a ficar em casa durante o Carnaval, cancelado devido à pandemia da Covid-19. O evento será no auditório do Espaço Cultural, com acesso restrito, no próximo dia 8 de fevereiro, às 9h. 

A iniciativa da campanha é da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav), coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e conta com o apoio da Associação Folia de Rua, entre outras parcerias.

Sem a saída nas ruas dos blocos pré-carnavalescos em todo o Estado, especialmente durante as prévias como o Folia de Rua e o período do Carnaval, as organizadoras da campanha continuam orientando a população para o período da pandemia com o complemento: “O bom senso adverte, neste carnaval fique em casa. Violência contra a mulher é crime”, e, segundo afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, “mesmo sem festas nas ruas, sabemos que a violência continua dentro de casa e muitas vezes em pequenas reuniões com amigos. A campanha continua agora dentro das famílias e grupos sempre orientando as mulheres para denunciar qualquer tipo de violência”.

Segundo a coordenadora das Delegacias Especializadas de Mulheres, Maísa Félix, a proposta da campanha é “estimular, especialmente as mulheres, a denunciarem as ocorrências à polícia, pois quanto mais rápido a mulher procurar ajuda, mais rápido rompe com o ciclo da violência”.

Na terceira edição da campanha, o slogan “Meu corpo não é sua folia” continua e mostra que nenhuma mulher pode ter seu corpo tocado ou ser importunada de qualquer forma sem seu consentimento. “O crime de importunação sexual prevê pena de um a cinco anos de prisão (Lei 13.718/18). Lançada em 2019, a campanha ganhou adesão popular, cresceu em parcerias e ultrapassou as fronteiras da Paraíba”, disse a juíza Graziela Queiroga, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Meu corpo não é sua folia” ganhou música e letra de Fuba, interpretada pela cantora Madu Ayá. E o VT da campanha, criado por Beethowen Souza, viralizou nas redes sociais. Em 2021, serão veiculadas peças da campanha na internet e rádio.

Outro objetivo da campanha é divulgar o trabalho da Rede de Proteção às Mulheres, Crianças e Adolescentes em Situação de Violência da Paraíba (Reamcav), assim como o serviço prestado pelas delegacias de Polícia Civil no enfrentamento dos crimes de importunação sexual e violência doméstica e de gênero. Caso não haja uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município, as denúncias devem ser feitas em qualquer delegacia ou pelos telefones 197 (importunação) e 190 (emergência).

Secom João Pessoa