Búzios sem aglomeração: Balneário investe em seus atrativos naturais para enfrentar a pandemia

Brasil

O must-go de Búzios inclui lojas badaladas e restaurantes concorridos. Mas, depois de quase um ano de pandemia, o destino busca renovar sua programação ao ar livre e destacar toda sua riqueza natural para promover o turismo longe das aglomerações.

Se é pra desfrutar toda beleza do balneário, uma das atrações imperdíveis é assistir ao pôr do sol em pontos tradicionais. Porém, em alguns points mais famosos, é impossível manter o distanciamento seguro. Que tal, então, apreciar o espetáculo de dentro do mar, remando em uma canoa havaiana? Ou do alto da Serra das Emerências, depois de uma bela trilha?

As propostas encantadoras são da Elite Vaa e da Cactus Experiências, respectivamente. As aulas e os passeios de canoa, até então oferecidos somente pela manhã, ganharam um horário especial no verão. E o melhor: com direito a mergulhos e a companhia de tartarugas. O ponto de saída é o Porto da Barra e as remadas duram, em média, uma hora.

Já quem prefere subir as Emerências – ponto mais alto de Búzios, a 160 metros de altitude e protegido pelo Parque Estadual da Costa do Sol – ganha de presente uma vista incrível das praias de Tucuns, Geribá e Peró (Cabo Frio). Sem contar a paleta de cores que vai do azul ao vermelho, passando pelo amarelo, laranja e rosa.

Desde a retomada das atividades, a agência especializada em trilhas viu seu público aumentar e se diversificar, exigindo a criação de outros programas. Os grupos, de até dez pessoas, reúnem hoje famílias e turmas de amigos, além de pessoas que estão viajando sozinhas e não querem aglomerações.

“Oferecemos 12 roteiros por trilhas e, com o crescimento da demanda, criamos outras experiências na natureza, como passeios de caiaque e de canoa havaiana, além de voo livre e picnic à beira-mar. Temos programação para todos os sábados e domingos do verão”, conta Paula Rascão, uma das sócias da Cactus. Há ainda a possibilidade de passeios privativos para grupos fechados, que podem ser feitos também durante a semana.

Tartarugas de volta

Impossível passear em alguma praia de Búzios e não observar as tartarugas. Elas estão aglomeradas por toda a parte, fazendo graça para quem as aprecia do píer do Centro, em um passeio de caiaque na Ferradurinha ou nos mergulhos nas ilhas ao redor.

De barco e equipado com cilindro e nadadeiras, é possível conhecer o Santuário das Tartarugas, como é chamada a Ilha de Âncoras, repleta de tartarugas gigantes. Ao longo do mergulho, surgem ainda arraias e cardumes de peixes das mais variadas cores e espécies. “A visibilidade média em Búzios é de 12 metros, podendo chegar a incríveis 25 metros no verão. Temos uma vida marinha local riquíssima, com sargentinhos, frades, ciliares, agulhas…Durante a navegação, por ser rota de passagem, não é raro vermos peixe-lua, golfinhos e até mesmo baleias”, comenta Duda Franco, diretora comercial da agência Love4Dive.

Outros excelentes pontos para a prática da atividade são as ilhas de Gravatás, Feia e Branca, além da Laje de João Fernandes. “Nossa operação é 100% focada na conscientização ambiental, indo além de um mergulho recreativo. Queremos que o mergulhador entenda o papel de cada animal, coral e até mesmo dos pescadores na nossa região. É preciso conhecer para preservar”, finaliza Duda.

Para garantir o turismo seguro, a Associação Comercial e Empresarial de Búzios (Aceb) mobilizou o receptivo local e envolveu transportes, embarcações, hotéis, comércio em geral e restaurantes na campanha “Por uma Búzios Segura”, que reforça a importância dos protocolos de prevenção contra a Covid.

Arteiras Comunicação