João Pessoa é opção para quem gosta de tranquilidade e natureza durante o Carnaval

Destaque Paraíba

A cidade de João Pessoa está em 12° no Top 15 dos destinos mais procurados do Brasil para o período de Carnaval, conforme pesquisa divulgada pelo Kayak – um dos maiores buscadores de viagens do mundo. Já o Booking.com apontou a capital paraibana como um dos destinos mais acolhedores da Paraíba. Essas duas constatações, somadas à completa infraestrutura hoteleira, opção de áreas de lazer e um dos litorais mais belos do Nordeste, tornaram a cidade uma das principais alternativas para quem pretende passar o Carnaval num local tranquilo e seguro.

Apesar de ainda estarmos na pandemia da Covid-19 e de muitos municípios e Estados brasileiros terem cancelado o ponto facultativo para os servidores públicos, a rede hoteleira está animada com o número de reservas feitas para o período – de 13 a 17 de fevereiro. A Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba (ABIH-PB) informou que para o mês de fevereiro, a estimativa é de que a ocupação seja de 43,33%. “Nós achávamos que iríamos ter vários cancelamentos, mas foi muito pequeno”, disse Michel Targino, gerente comercial de uma rede de hotéis na orla.

Para as famílias ou grupos de amigos que decidiram curtir o período momesco, o que não faltará é opção. A Prefeitura cancelou o ponto facultativo, por isso, todos os equipamentos turísticos estão abertos para a visitação, assim como o comércio.

Passeios – João Pessoa é um produto turístico de ‘sol e mar’. Um dos roteiros mais procurados são as piscinas naturais do Seixas. No local, além de saídas de barcos para outro roteiro – Picãozinho – as pessoas podem praticar mergulho e esportes náuticos. Há centenas de espécies de peixes, moluscos, crustáceos, mas é necessário tomar cuidado com a forma como se pisa na área para não prejudicar a natureza.

Picãozinho é outro roteiro imperdível. Com a maré baixa, o acesso se tornar mais proveitoso, pois o local tem formação de arrecifes, distante 1,5 metros da praia de Tambaú, onde se parte de barcos em direção ao paraíso. O passeio dura cerca de quatro horas, que inclui em muitos casos almoço e serviço de bar, tudo controlado.

A Praia do Bessa pode ser incluída nesse roteiro. Lá, uma das opções é o Caribessa, que se tornou uma marca da praia pela sua geografia, com águas calmas, mornas e com uma incrível diversidade marinha. Há opções pagas para a prática de caiaque e remo. O local tem uma excelente estrutura de bares e restaurantes.

João Pessoa também tem opções para quem gosta de roteiros de conhecimento. O Centro Histórico é uma excelente oportunidade de retornar à história do surgimento da cidade, que já nasceu capital. São conjuntos de igrejas, a exemplo do Mosteiro de São Bento, Igrejas de São Francisco e do Carmo. Tem a Basílica de Nossa Senhora das Neves, construída em 1586. O Hotel Globo tem uma das vistas mais belas da cidade e local ideal para a contemplação do pôr do sol.

O artesanato também pulsa na cidade e os turistas podem conhecer o talento e destreza dos artistas em três lugares na Praia de Tambaú. No Mercado de Artesanato Paraibano (o mais famoso deles), a Feirinha de Tambaú e o Mercado de Artesanato Júlio Rafael, localizado no Centro Turístico. Em todos há uma infinita opção de peças produzidas pelos artistas paraibanos, com preços bastante acessíveis.

Para quem gosta de caminhar e praticar esportes, João Pessoa tem dois lugares especiais: a orla marítima, entre as praias do Bessa e Cabo Branco. Nessa faixa, de cerca de 10km, das 5h às 8h o trânsito é fechado para veículos, dando espaço exclusivo para esportistas e pedestres. Outro lugar bem procurado é o Parque da Lagoa, no Centro da cidade, onde há espaço até para fazer aquele tradicional piquenique.

Secom João Pessoa – Fotos: Secom/Divulgação