Prefeitura de Campina Grande propõe implantação de Roteiro Turístico Integrado com municípios da região

Destaque Paraíba

A elaboração do roteiro turístico integrado entre municípios do Compartimento da Borborema foi o tema de um encontro realizado nesta quarta-feira (dia 17), no Sebrae de Campina Grande, com a participação de prefeitos e de secretários de turismo da região.

A iniciativa partiu da Prefeitura e Campina Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), e tem colocado em prática um dos objetivos da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, que é o fortalecimento e a integração dos municípios circunvizinhos, além da criação de uma agenda de trabalhos conjuntos, com a divulgação dos destinos e fomento ao ecoturismo, explorando as características de cada município inserido no roteiro.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, explicou que a implementação do Roteiro Turístico visa integrar e fomentar o turismo regional, tendo como destino indutor a cidade de Campina Grande, ligando os municípios de Fagundes, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras e Ingá, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura local, o empreendedorismo, a integração e o fortalecimento das MPE’s.

Rosália explica ainda que a proposta deverá criar possibilidades de viagens e eventos durante todo o ano por meio de demandas espontâneas ou planejadas.

“A proposta da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima em parceria com o SEBRAE e com outros municípios é de qualificar a oferta e com isso, aumentar a permanência do turista na região. Tudo através do fortalecimento da identidade turística regional e a melhoria da qualidade e da gestão dos serviços turísticos”, completa a secretária.

Com a exploração turística de forma integrada entre os municípios, o empreendedorismo local será impulsionado para o benefício das regiões e a prosperidade das comunidades através dos micro e pequenos negócios do turismo. Empresários e empreendedores individuais de meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de receptivo, guias, condutores, grupos culturais (danças populares, artes cênicas, artesãos, músicos) e agronegócios (produção associada ao turismo), localizados em Campina Grande (destino indutor), Agreste (Fagundes e Queimadas) e Cariri Paraibano (Boqueirão e Cabaceiras).

Participaram do encontro: a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, representando o prefeito Bruno Cunha Lima, o Coordenador de Desenvolvimento Local, Jonnas Costa, o Coordenador de Turismo de Campina Grande, Miguel Ângelo Gomes; o prefeito da cidade de Queimadas, Carlinhos de Tião; o prefeito da cidade de Cabaceiras, Tiago Castro; o prefeito de Boqueirão, João Marcos de Freitas; o prefeito de Ingá, Robério Burity, e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo do município de Fagundes, Ana Paula Emiliano Martins; além do gerente da agência regional do SEBRAE em Campina Grande, João Alberto Miranda Leite.

Outros pontos abordados durante o encontro:
– Criação de uma rota cultural que contemple todos os municípios;
– Carta de intenções com requisição de melhorias para a infraestrutura turística no que compete aos municípios;
– Elaboração de material audiovisual para vender a região e a integração dos roteiros;
– Elaboração alinhada dos planos municipais de turismo;
– Explorar vinda de técnicos de outras regiões do país para possível workshop de políticas públicas de turismo.

Codecom Campina Grande