Sede do Batalhão de Polícia Ambiental e da Companhia Especializada em Apoio ao Turista será inaugurada em março no Polo Turístico

Destaque Paraíba

A nova sede do Batalhão de Polícia Ambiental e da Companhia Especializada em Apoio ao Turista – que será elevada à Batalhão – deve ser inaugurada em março, ainda sem data confirmada. A estrutura está montada na área dentro do Polo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa, e conta com guaritas, alojamentos masculinos e femininos, salas administrativas, auditório, banheiros acessíveis, sala de taxidermia, dentre outras, que trarão mais qualidade para o serviço prestado à população, bem como mais estrutura e conforto aos policiais que ali trabalharão. O investimento do Governo do Estado no Complexo é de R$ 2.169.908,96.

De acordo com o Major Bruno, comandante da Ceatur, além da parte administrativa, o efetivo operacional fará o policiamento da área de todo o Polo Turístico, sem deixar de continuar com o policiamento ostensivo e preventivo de ordem pública em pontos turísticos e locais de recebam aglomeração de turistas. As atividades de policiamento são realizadas por meio de bicicletas, quadriciclos, patinetes motorizados de duas rodas e veículos padronizados.

O Major Bruno afirmou que a instalação dos dois batalhões naquela área foi um dos atrativos para que incentivassem o interesse de investidores. “A segurança será aumentada no local e as equipes do policiamento ambiental garantirão a preservação do meio ambiente no Polo Turístico”, disse o comandante. Somente a Ceatur conta com cerca de 250 policiais militares.

Batalhão Ambiental

Já o Batalhão de Polícia Ambiental tem atuação em todo o território paraibano, do Litoral ao Sertão, com companhias ambientais, pelotões e grupo tático. Conta ainda com um grupo tático para operação náutica, os quais atuam em missões mais específicas. A atuação destas unidades tem sido ligadas ao combate dos mais diversos crimes ambientais, ao planejamento e execução de operações de fiscalização e, também, ao resgate de animais silvestres.

Segundo a tenente Gimena, do Batalhão Ambiental, o resultado desta atuação fica nítido quando analisados os dados estatísticos do batalhão. “No ano de 2020, por exemplo, tivemos como resultados: 2.425 ocorrências ambientais atendidas, 155 operações realizadas, 1.043 autos de infração lavrados, 5.440 animais silvestres apreendidos, 3.550 resgatados, 443 armas de fogo apreendidas e 403 prisões.”

Fábio Cardoso