Flamengo lidera ranking nacional de clubes, que tem três times da Paraíba entre os 80 melhores

Esportes

O Flamengo assumiu a ponta do ranking nacional de clubes após a conquista do Campeonato Brasileiro 2020. A CBF – Confederação Brasileira de Futebol explica que o ranking é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições recentes. São consideradas competições realizadas nos últimos cinco anos e, para cada ano considerado, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano vigente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um.

No ranking atualizado nesta segunda-feira (01), com os 90 clubes melhores pontuados, três são da Paraíba. O Botafogo é o clube paraibano melhor colocado, em 49º, já o Treze está em 65° e o Campinense em 72°. O Bahia é o primeiro clube do Nordeste a aparecer no ranking, em 11°, depois vem o Ceará, em 14°, o Fortaleza, em 17° e o Sport, em 20°, todos garantidos na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano.

O Flamengo somou no total 16.768 pontos, contra 16.110 do Palmeiras, campeão da Libertadores e agora segundo colocado. O Grêmio é o terceiro com 15.180, seguido pelo Internacional, vice-campeão brasileiro, com 13.310, que saiu da nona posição e agora está em quarto. Na quinta posição, o Athlético-PR soma 12.968. Em seguida vem o Corinthians com 12.032. Quem sofreu grande queda foi o Cruzeiro, que despencou de quarto para décimo, com 11.768 pontos.

Confira o top 10:
Flamengo
Palmeiras
Grêmio
Internacional
Athletico-PR
Santos
Corinthians
São Paulo
Atlético-MG
Cruzeiro

Fábio Cardoso, com GE