Contur de Campina Grande faz visitas técnicas aos municípios que integrarão Roteiro Turístico

Destaque Paraíba

Representantes do Conselho Municipal de Turismo de Campina Grande, coordenados pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, deu início nesta quinta-feira (04) a uma série de visitas técnicas aos municípios que serão inseridos no Roteiro Turístico Integrado, projeto que está em discussão e que visa integrar e fomentar as atividades turísticas na região. Esse trabalho será feito com consultoria do Sebrae da Paraíba.

As visitas técnicas começaram pela cidade de Cabaceiras, onde estão alguns dos principais atrativos do Cariri paraibano, como o Lajedo de Pai Mateus e a Roliúde Paraibana, um conjunto de cenários que foram utilizados para a programação de filmes, supersséries e ensaios fotográficos. Um dos filmes mais emblemáticos produzidos no local foi o Auto da Compadecida, da obra do escritor Ariano Suassuna.

Durante as visitas técnicas, as equipes analisam as condições de infraestrutura da rede hoteleira, serviços de restaurantes, acessos aos locais mais conhecidos e a qualificação profissional das pessoas de frente no atendimento aos turistas. Com esses dados, a nova etapa será discutir formas de melhorar a prestação desses serviços e torná-los um padrão de excelência em todos os municípios envolvidos.

De acordo com Rosália Lucas, a formatação desse Roteiro Integrado é a prioridade firmada pelo Comtur, que voltou a se reunir na quarta-feira passada. Nesse processo, Campina Grande, como destino indutor, passará a estender os atrativos para as cidades de Fagundes, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras e Ingá.

São João em pauta

Durante a reunião do Comtur, foi discutido o decreto preventivo publicado pela Prefeitura de Campina Grande em decorrência do aumento do número de casos de covid-19 na região. Rosália Lucas afirmou que é preciso que todos tenham consciência do atual momento e que procurem fazer a sua parte no sentido de cumprir com todos os protocolos de segurança para proteger vidas.

Nesse sentido, a secretária afirmou que até o final de março o prefeito Bruno Cunha Lima irá se pronunciar sobre a realização ou não do Maior São João do Mundo. Nesse momento, o evento está mantido e vem sendo discutido entre a prefeitura e a Medow Promo, empresa organizadora, um modelo menor e com mais segurança. Porém, a decisão oficial deve ser anunciada observando ainda o aumento ou redução dos casos de covid-19 no país.

Rosália Lucas disse que é importante ter uma definição sobre a realização do São João, porque é um evento grandioso e, mesmo com a possibilidade de ter um formato menor, exige uma série de negociações envolvendo um número elevado de pessoas. É um evento que se precisa de mais de seis meses para ser organizado. Não se faz um evento desse tamanho de uma hora pra outra.

Fábio Cardoso