Sociedade organizada de Santa Luzia se reúne para discutir ações para desenvolvimento sustentável do município

Destaque Paraíba

Pela primeira vez, quatro entidades da sociedade organizada de Santa Luzia, na Paraíba, se uniram com o objetivo de fortalecer a rede empresarial, cultural, social e ambiental do município, priorizando ações convergentes para o desenvolvimento sustentável do município. A reunião aconteceu neste sábado (06) com a participação de representantes da SANTURA, CDL, IHGSL e Café Cultura, tendo como convidados representantes da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e do IFPB (Instituto Federal da Paraíba).

Regina Amorim, presidente da SANTURA – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia, fez uma apresentação inicial do projeto sobre o objetivo de fortalecer a rede de desenvolvimento territorial sustentável, abordando o que é prioridade no século XXI e o cenário econômico atual, que sinaliza para o trabalho de forma colaborativa, possibilitando novas conexões entre as pessoas.

A executiva ressaltou a importância da cultura como um dos pilares da economia criativa, fundamental para viabilizar futuros! Durante a sua apresentação, Regina Amorim fez os participantes refletirem sobre o que se pode fazer juntos, enquanto sociedade organizada, destacando que as cidades precisam dos empreendedores criativos para dinamizar sua economia, desenvolver projetos, gerar empregos e renda.

Fazendo parte desse desenvolvimento, debateu-se sobre o Complexo Eólico e seus impactos positivos e negativos para o município de Santa Luzia.

Foi considerado oportuno o município compor a Rota de Ciclismo Vale dos Sertões, já com o apoio do Ministro do Turismo, através do pleito encaminhado pelo deputado federal Efraim Filho, beneficiando dez municípios da região: Água Branca, Ibiara, Matureia, Pedra Branca, Pombal, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São Bento e São Mamede.

Dentre os encaminhamentos da reunião, foi criada uma comissão de estudo sobre a Lei Municipal de Proteção ao Patrimônio, a constituição de um novo Conselho Municipal de Cultura, que seja representado por entidades formalizadas. “Para isso, é imprescindível o apoio do IPHAEP, e mais conhecimento sobre o Código Florestal, que protege nossos mananciais de águas, através do Ministério Público Federal”, apontou Regina Amorim.

A próxima reunião foi marcada para o dia 13 de março, das 19h às 20h, no formato online, com a participação das diretorias e dos filiados da SANTURA, CDL, IHGSL, CAFÉ CULTURA, além das entidades convidadas: IPHAEP, UFPB, IFPB, CERSA – Comitê de Energia Renovável do Semiárido.

Redação