Presidente eleito do Aeroclube da Paraíba teria admitido vender ou permutar terreno do aeródromo

Destaque Paraíba

O presidente eleito do Aeroclube da Paraíba, localizado em uma área nobre e cobiçada no bairro do Bessa, em João Pessoa, Marcos Lemos Baracuhy, teria admitido vender ou permutar o terreno. A informação é do jornalista Giovanni Meireles, postada na conta do Facebook, nesta quinta-feira (11). Baracuhy foi eleito presidente do equipamento e reassumiu o cargo na segunda-feira (08).

De acordo com o jornalista, as duas possibilidades para o destino do Aeroclube, que está com as suas atividades suspensas pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, teriam sido relatadas por pilotos, alunos da Escola de Aviação Civil mantida por paraquedistas e aeromodelistas ligados à entidade, “fruto de pressão exercida pela especulação imobiliária.”

Essa pressão pela venda do terreno, conforme Giovanni Meireles relatou, seria de interesse de empresários da construção para construção de prédios e condomínios, ou ainda do setor de shopping center, “que – inclusive – já fizeram várias ofertas de compra, num passado recente, através de propostas milionárias.”

Giovanni Meireles lembrou que a disputa pela posse do Aeroclube da Paraíba virou uma guerra na Justiça. A prefeitura de João Pessoa quer a desapropriação da área do aeródromo. No entanto, a Justiça negou o recurso da Prefeitura de João Pessoa contra decisão do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília-DF, entendendo que o Aeroclube exerce um papel de utilidade pública e que a área onde se localiza o aeródromo é um patrimônio afeito ao serviço público federal, decorrente de autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Também já houve tentativas de transferir a pista do Aeroclube para terrenos localizados na zona rural de municípios vizinhos à área metropolitana da Grande João Pessoa, como nas cidades do Conde (em Jacumã ou Gurugi) e Santa Rita (Planalto dos Tabuleiros para plantio de culturas como cana-de-açúcar e implantação de cemitérios-parque ou condomínios de luxo, fechados e com haras para criação de cavalos de raça ou até mesmo em Forte Velho, próximo à praia de Lucena).

Fundado em 10 de novembro de 1940, o Aeroclube da Paraíba foi criado com a intenção de formar pilotos e paraquedistas para integrarem a reserva da Força Aérea do Brasil, que em caso de necessidade, defenderiam o país durante a 2ª Guerra Mundial, deflagrada em 1939 e que só terminou em 1945, com a vitória dos Aliados.

É um aeródromo considerado como importante ponto de apoio para os aeronautas da Paraíba, que precisam de pouso na região, pois é bastante utilizado para aterrisagem e decolagens de aviões de pequeno porte, sendo um local onde também se realizam eventos festivos, competitivos, comercial e particular.

Redação