Roteiro turístico: Prefeitura de João Pessoa vai potencializar o Mercado do Artesanato Paraibano

Destaque Paraíba

O Mercado do Artesanato Paraibano, localizado na praia de Tambaú, será inserido nas ações de divulgação das campanhas de marketing da Secretaria de Turismo de João Pessoa. Nesta segunda-feira (22), a gestão municipal se reuniu com representantes da Associação dos Artesãos e Lojistas do Mercado de Artesanato da Paraíba (AMA) para traçar estratégias no sentido de potencializar o equipamento turístico.

O secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, ressaltou que a Prefeitura de João Pessoa fará um esforço concentrado para responder positivamente as demandas da AMA. “Algumas ações podem ser administradas pelo poder municipal, a exemplo da limpeza, ordenamento de trânsito, estacionamento, sinalização e combate à informalidade. Em parceria com o Governo do Estado, será analisado um esquema de segurança, utilizando as forças policiais da Companhia de Apoio ao Turista – Ceatur – e a Guarda Municipal”, explicou. O encontro ainda teve a presença do secretário executivo, Ferdinando Lucena.

Guaraciara de Oliveira, presidente da AMA, afirmou que a reunião foi bastante produtiva, tendo em vista o interesse da prefeitura de ter um novo olhar para o equipamento. “Estamos otimistas quanto à realização de shows e eventos no Mercado para atrair mais turistas e moradores da cidade, em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa, e, sobretudo, sobre uma nova estratégia de sinalização turística, que deverá ser trabalhada pela Secretaria de Turismo”, afirmou.

O Mercado do Artesanato tem uma oferta de 128 lojas, tendo a maior diversidade e quantidade de trabalhos produzidos pelos artesãos paraibanos. Em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, o espaço está funcionando em horário especial, de segunda a sábado, das 10h às 18h. No domingo, o local está fechado.

Pesquisa – A 15ª edição Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), realizada pela Federação de Comércio da Paraíba, apontou que o Mercado do Artesanato da Paraíba é o equipamento que mais atrai os turistas que visitam a Paraíba. Dados de 2019/20 apontam que 49,79% dos turistas citaram o MAP como roteiro obrigatório, seguido pela Feirinha de Tambaú (43,04%) e Farol do Cabo Branco (32,49%).

Secom João Pessoa