ABIH da Paraíba alerta sobre golpes com perfis falsos de hotéis nas redes sociais

Destaque Hotelaria Paraíba

A ABIH-PB – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba tem alertado as pessoas sobre tentativas de golpes nas redes sociais com o intuito de obtenção indevida de dados dos seguidores. Os golpistas estão criando perfis falsos dos meios de hospedagem oferecendo sorteios ou descontos em diárias, na maioria das vezes, bastante tentadoras. Ao clicar no site e fornecer informações pessoais, esses dados são utilizados para outras finalidades, sempre causando danos aos consumidores.

O Tambaú Hotel é o equipamento da vez utilizado pelos golpistas. Nas postagens, os criminosos estão informando sobre a retomada das atividades do hotel, localizado na praia de Tambaú, em João Pessoa, afirmando que ele “volta a brilhar” após a tempestade. Na realidade, o hotel continua fechado até que a Justiça do Rio de Janeiro aprove o resultado do leilão, vencido pelo Grupo A. Gaspar do Rio Grande do Norte. O grupo ainda não assinou o Termo de Posse do equipamento.

A associação dos hotéis afirma que os hotéis associados não solicitam dados pessoais dos clientes e nem realizam sorteios de diárias através de redes sociais. “Normalmente, os perfis falsos têm poucos seguidores e seguem várias contas”, aponta a ABIH-PB, que pede que as pessoas verifiquem a periodicidade das postagens no feed.

“Geralmente, os perfis falsos publicam várias fotos em poucos dias. Ao receber uma mensagem com promoções tentadoras, desconfie antes de clicar nos links compartilhados nas redes sociais. Certifique-se no site oficial do hotel suas redes sociais corretas; A lista está no site oficial da ABIH-PB: www.abih-pb.com.br.

A entende alerta ainda que, sempre que detectar uma conta falsa, os internautas devem denunciar para que a página seja removida, evitando que outras pessoas possam ser vítimas. Para denunciar, indica a associação, entre no perfil da conta fake, clique no três pontos na parte superior à direita da postagem, clique em denunciar e em ‘é spam’.

Fábio Cardoso