Projetos de expansão da aviação regional do Governo Federal inclui ampliação e adequação no Aeroporto de Patos (PB)

Destaque Paraíba

O Ministério da Infraestrutura revelou que pretende dobrar a quantidade de cidades atendidas por voos regulares no Brasil até 2025. Com a promessa de expandir a aviação regional, o governo planeja investir R$ 1 bilhão em equipamentos de navegação aérea, reforma e construção de novos aeroportos nas cinco regiões do país. A meta é chegar a 200 cidades. O Brasil já chegou a ter 128 destinos com voos regulares em 2019, mas atualmente tem apenas 96 por conta da pandemia.

De acordo com o governo, serão realizadas obras para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Oiapoque (AP), além da reforma e ampliação do Aeroporto de Barreiras (BA), construção de cerca operacional e guaritas do Aeroporto de Barreirinhas (MA), ampliação e adequação do Aeroporto de Patos (PB), implantação de novo terminal de passageiros e ampliação da área operacional do Aeroporto de Santo Ângelo (RS), e da aquisição de equipamentos para o Aeroporto de Cascavel (PR).

O Aeroporto de Jericoacoara (CE) vai receber um novo sistema de segurança. Há previsão ainda de ampliação e adequação do Aeroporto de Bom Jesus do Gurguéia (PI), aguardando licitação. A implantação de auxílios visuais à navegação aérea nos Aeroportos de Paracatu (MG) e Rio Verde (GO) estão com obras iniciadas. Os aeroportos de Valença (BA) e Feira de Santana (BA) também têm licitação em andamento para aquisição de um sistema que auxilia na navegação visual durante o pouso das aeronaves.

De um lado, o projeto exige melhorias de infraestrutura, com equipamentos adequados e modernização em pistas, pátios e terminais aeroportuários. Do outro, depende da recuperação das companhias aéreas, seriamente atingidas durante a pandemia.

Redação