Apoio na pandemia: Prefeitura apresenta linhas de financiamento para empresas do setor de turismo

Cotidiano

Para ajudar setores do turismo local, a Prefeitura de João Pessoa promove, nesta sexta-feira (26), um evento para apresentar as principais linhas de financiamento bancários e cooperativas de crédito. O webinar ‘O turismo precisa respirar’ acontece a partir das 10h. As inscrições serão feitas através do acesso ao QR-coad ou pelo link https://abre.ai/oturismoprecisarespirar.

De acordo com Daniel Rodrigues, secretário de Turismo, os empresários precisam de aporte financeiro urgente, tendo em vista os prejuízos incalculáveis que o setor vem acumulando desde o ano passado por conta da pandemia da Covid-19.

“O setor parou literalmente em diversas atividades, causando um efeito nefasto nas finanças das empresas, que tiveram que demitir ou reduzir quadros e, muitas delas, até fechar as suas portas. A prefeitura não podia deixar de apoiar os empresários nesse momento difícil e pretende, com a realização do evento, contribuir com as empresas que atuam no segmento turístico, permitindo que tenham conhecimento das linhas de crédito com juros mais baixos do que os praticados no mercado”, explicou.

O secretário de Turismo fará a abertura do evento. Em seguida, o secretário executivo da Setur, Ferdinando Lucena, apresentará o projeto. A rodada de negócios online com os bancos começará em seguida, com as instituições apresentando as suas linhas de financiamento – cada uma terá o tempo de 10 minutos. O evento será mediado por Denise Gadelha, chefe da Divisão de Projetos Especiais da Setur e os empresários terão a oportunidade de fazer perguntas.

Estão confirmados o Banco do Brasil, Caixa, BNB, Bradesco, BNDES, além das cooperativas de crédito Sicred, Sicoob, Finep e Sudene.

Setor – O Turismo compreende mais de 50 atividades econômicas e representa 8,1% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Em 2020, o valor chegou a pouco mais de R $165 bilhões, uma queda de 38,9% em relação a 2019 no faturamento. Em 2021, o faturamento estimado é de R $259,4 bilhões, valor 4,2% inferior ao patamar de 2019, que foi de R $270,8 bilhões.

Os dados do estudo ‘Impacto Econômico da covid-19 e Propostas para o Turismo Brasileiro’, elaborado pela FGV Projetos, indicam que o setor precisa de ajuda urgente.

Secom João Pessoa