TV Assembleia exibe Auto da Paixão de Cristo encenado pelo Coral do TCE-PB de forma virtual

Eventos Culturais

Uma parceria entre o Poder Legislativo da Paraíba e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) vai possibilitar a transmissão pela TV Assembleia do Auto Virtual da Paixão de Cristo que será encenado pelo Coral do TCE-PB, nesta quinta-feira (1º), às 20 horas. Produzido e realizado inteiramente por meios digitais remotos e individuais, o espetáculo virtual tem direção e regência do maestro João Alberto Gurgel.

De acordo com o maestro, o Auto Virtual da Paixão de Cristo narra cenas vividas por Jesus Cristo, na Tentação do Deserto ao momento de sua ressurreição, conforme citado nos Evangelhos.

“Com o início da pandemia, em março do ano passado, tivemos que suspender os ensaios presencias. Foi quando surgiu a ideia de dar continuidade aos trabalhos remotamente, em home office. Mas como o objetivo de qualquer coral é apresentar o que se ensaia, e a pandemia não estava permitido nada do tipo, veio a ideia de se fazer o que chamamos de ‘apresentação virtual’, que consiste em: Produzir material de ensino remoto (PDFs, áudio,vídeo); enviar o material aos integrantes; e fazer uso de videoconferência para encontros coletivos”, relatou o maestro.

João Alberto Gurgel explicou que, devido ao “delay” caraterístico das transmissões via internet, a sincronia das vozes torna-se impossível. Neste caso, as instruções gerais são dadas a todos, mas as vozes são ouvidas individualmente.

“Cada um, através do material específico enviado, faz sua própria gravação, para análise do maestro, que pode aprovar e continuar, ou reprovar e pedir nova gravação. Depois os áudios são editados no vídeo, num trabalho que leva semanas. Este, por exemplo, começou a ser idealizado na segunda quinzena de janeiro”, contou.

O Coral do Tribunal de Contas da Paraíba foi fundado em 1998, com o intuito de criar uma atmosfera de integração no ambiente de trabalho, sendo formado por servidores do TCE. Ao longo dos seus 23 anos, o grupo gravou quatro CDs e um DVD, bem como participou de inúmeros festivais na Paraíba e no Brasil. O perfil do Instagram do coral é o @coraltcepboficial.

Reprise 

O Auto da Paixão de Cristo ainda será reprisado na sexta, sábado e domingo, sempre às 19h. O telespectador pode acompanhar a TV Assembleia no Canal 8.2 (TV aberta Grande João Pessoa, Campina Grande, Patos e Região), pelo canal 11 na net e 340.2 na Sky, GVT e Claro.

Secom ALPB