Novo decreto sobre a medidas contra contaminação por Covid-19 deve ser menos restritivo na Paraíba

Cotidiano Paraíba

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena teve uma reunião com o governador João Azevedo no final da manhã deste sábado (3) para discutir detalhes sobre o próximo decreto restritivo no esforço de conter a contaminação por Covid-19 na Paraíba. Na conversa, ficou estabelecido que será um decreto menos restritivo, devido aos resultados positivos obtidos pela política de distanciamento social dos últimos dias.

O novo decreto deve estabelecer regras para o funcionamento da atividade econômica e circulação em todo o Estado. Na Capital, a expectativa é para uma flexibilização das medidas restritivas que são válidas até este domingo (4).

O texto do novo decreto terá aplicação a partir de segunda-feira (5). As decisões seguem a análise dos números apresentados no decorrer da semana em termos de mortalidade, ocupação de leitos e índice de transmissão.

Decreto atual – Além da antecipação de feriados para criar um feriadão junto à Sexta-feira Santa, a norma que vence neste domingo ampliou as restrições de utilização de espaços públicos, como a orla da cidade que passa a ser fechada após as 16h para qualquer atividade, circulação de pessoas e veículos.

Aplicou restrição de locomoção noturna, “vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 22h às 05h, de 27 de março até 04 de abril de 2021”. Também suspendeu as aulas em todas as unidades de ensino, nas redes pública e privada, em todo o território municipal.

Secom João Pessoa