João Pessoa vacina mais de 16 mil no fim de semana contra a Covid-19 e campanha segue em 27 postos nesta segunda-feira

Destaque Paraíba

A Prefeitura de João Pessoa superou a marca de 16 mil imunizações contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos de idade ou mais, chegando a 16.893 vacinas neste final de semana, em 27 postos distribuídos na cidade. Desse total, 654 pessoas tomaram a segunda dose do imunizante. Nesta segunda-feira (5), a campanha na Capital terá continuidade para imunizar pessoas com 60 anos ou mais, na mesma estrutura de atendimento.

Segundo a diretora de Vigilância a Saúde, Alline Grisi, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde ficou bastante satisfeita com o resultado da imunização no final de semana, que superou as expectativas. “Ficamos satisfeitos, pois ultrapassamos a nossa meta de 14 mil pessoas. Continuamos pedindo atenção da população que já recebeu a primeira dose da vacina para que venha tomar a segunda dose, em qualquer um dos nossos postos de vacinação”, orientou.

A diretora afirmou que cerca de 7 mil pessoas estão sendo aguardadas para tomar a segunda dose da vacina, ação fundamental para garantir a imunização contra a Covid-19. Ela avalia que esse número tende a cair devido ao aplicativo Vacina João Pessoa, da Prefeitura, que envia mensagens de texto (SMS) alertando a pessoa que o dia da segunda dose chegou.

Durante a vacinação deste final de semana foi iniciada a arrecadação de alimentos não perecíveis, que será estendida enquanto estiver havendo a vacinação. A campanha para angariar gêneros de primeira necessidade é de iniciativa da Prefeitura de João Pessoa e do Governo da Paraíba, que se uniram para arrecadar alimentos não perecíveis nos postos de vacinação contra a Covid-19. O objetivo é doar tudo o que for levado pela população a instituições e a famílias que vivem em comunidades na Capital que estejam passando por dificuldades devido à pandemia.

Para evitar filas e aglomeração, o ideal é que as pessoas façam o agendamento na plataforma da Prefeitura – no site e o aplicativo ‘Vacina João Pessoa’. O cadastro pode ser realizado por meio do aplicativo, que está disponível na Play Store para celulares com sistema Android, ou por meio do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. A data de vacinação será informada por mensagem no celular, via SMS.

Documentação – Quem for tomar vacina deve levar documento oficial com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. Já os trabalhadores de saúde devem portar declaração do local de trabalho, contracheque ou carteira do conselho profissional e a cópia do cartão de vacina Covid. Para aqueles que vão tomar a segunda dose da vacina é necessário, apenas, apresentar documento oficial com foto e o cartão de vacina Covid.

Transporte gratuito – As pessoas que precisam se deslocar de um bairro a outro para se vacinar, podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo do Estado. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Postos de vacinação em ginásios (1ª dose) – 8h às 12h
Distrito Sanitário I
Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti (Bairro das Indústrias)
Escola Municipal Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)
ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)
Escola Municipal Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas)
Distrito Sanitário II
Escola Municipal Francisco Pereira (Cristo Redentor)
Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)
Escola Municipal Fernando Milanez (Colinas do Sul)
Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro (Funcionários II)
Distrito Sanitário III
Escola Municipal Dom Helder (Valentina de Figueiredo)
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
Escola Municipal Radegundes Feitosa (José Américo de Almeida)
Escola Municipal Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado (Paratibe)
Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva (Cidade Verde II)
Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos (Bancários)
Distrito Sanitário IV
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
Escola Municipal Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)
Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)
Escola Municipal Violeta Formiga ( Mandacaru)
Distrito Sanitário V
Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Escola Municipal Chico Xavier (Jardim Oceania)
Centro da Pessoa Idosa (Altiplano)
Postos de vacinação drive thru (1ª dose) – 9h às 15h
Mangabeira Shopping (Mangabeira)
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Igreja Universal do Reino de Deus (Expedicionários)
Posto de vacinação 2ª dose (9h às 15h)
Espaço Cultural José Lins do Rego (Tambauzinho)

Secom João Pessoa – Foto: Kleide Teixeira