Adaptar ou projetar, qual a melhor opção para um home office?

Cotidiano

Trabalhar em casa durante algum tempo foi o sonho de muita gente. Fazer os próprios horários, fugir do trânsito, cessar as formalidades de uma empresa e ficar mais à vontade. No último ano, porém, essa modalidade de trabalho passou de opção a única alternativa possível para milhares de trabalhadores, no mundo inteiro. Essas pessoas precisaram se adaptar à nova realidade, e nem todo mundo tem em casa um espaço que possa transformar em escritório. O que fazer, então? Qual a melhor opção, projetar ou adaptar um local?

As designers de interiores da Casa Brasileira João Pessoa, empresa especializada em móveis planejados, Caliane Almeida e Tatiana Barbosa, acreditam que seja importante que o trabalho em casa seja realizado em um ambiente confortável e sossegado. “Não necessariamente em um espaço projetado, especificamente, para esse fim. É possível adaptar um espaço na casa. No entanto, é preciso observar alguns detalhes”, diz Caliane.

“No cenário atual de pandemia que estamos vivendo, o home office se tornou de extrema necessidade, não apenas para quem já estava acostumado, como também para as novas pessoas que precisaram se adaptar a esse novo sistema. Portanto, é importante a setorização do espaço para que o indivíduo entenda que, quando não estiver sendo ocupando, a rotina profissional não venha a interferir na pessoal, e vice e versa”, completa Tatiana.

Ambas concordam que vale muito investir em projetos para esses espaços, pois muitas empresas perceberam que o home office, em certos casos, é mais benéfico do que o espaço tradicional de trabalho, principalmente em redução de custo. Entretanto, Caliane e Tatiana concordam que, quando não for possível ter um local específico para montar um escritório em casa, é necessário adaptar algum espaço.

“Soluções de design estão sendo criadas a todo momento por profissionais e empresas que trabalham com arquitetura e design de interiores, a exemplo das lojas de móveis planejados. Portanto, é importante, principalmente quando não há um espaço destinado a este ofício, a busca por profissionais que tragam ao ambiente as adaptações necessárias que vão gerar conforto, funcionalidade e um caráter estético”, completam.

Confira algumas dicas da Casa Brasileira João Pessoa para montar home office funcional:
* Ambiente que tenha pouco fluxo de passagem, onde a rotina da casa interfira o mínimo possível nesse espaço;
* Local bem iluminado, tanto por iluminação natural, quanto artificial;
* Pode ser em qualquer espaço da casa, porém um ambiente que não tenha distrações que por ventura venham tirar a concentração do trabalho exercido;
* O home office precisa estar adequado às necessidades ergonômicas, ou seja, ter uma cadeira confortável, uma mesa nas dimensões e altura corretas e um local para armazenamento de materiais necessários para exercer a função. Importante lembrar que esse local para armazenamento de materiais precisa estar próximo, para evitar deslocamentos desnecessários;
* Por isso, a importância de um projeto de interiores, com móveis planejados, diretamente ligados à necessidade do profissional;
* O ambiente não pode faltar conforto ergonômico, luminotécnico, térmico e acústico. Esses fatores serão levados em consideração, a partir do desenvolvimento de um projeto de interiores.

Casa Brasileira Móveis Planejados – João Pessoa
Endereço: Av. Edson Ramalho Nº 44
Manaíra- João Pessoa-PB – CEP: 58038100
Telefone: 83 3507 2822 | 99182 0069
E-mail: gerencia@casabrasileirajp.com.br

Vivass Assessoria & Comunicação