Tecnologia é aliada de empresas na hora de realizar planejamento tributário

Cotidiano

Em países como o Brasil, que possuem carga tributária elevada, muitos empresários ficam com dúvidas na hora de pagar os impostos: quais os impostos devidos de acordo com o ramo de atuação da empresa? É possível obter algum desconto? Quando pagar cada tributo? A preocupação é natural: sem o devido acompanhamento, os riscos de se confundirem com os prazos e valores cobrados pela Receita Federal são altos.

É por isso que cada vez mais empresas apostam no planejamento tributário como forma de reduzir custos e ampliar as margens de lucro. Com o auxílio de um profissional, é possível reduzir, de forma lícita, a carga fiscal de uma pessoa jurídica.

“A revisão e planejamento tributários permitem que a empresa possa realizar a regularização, de forma espontânea, antes do início de procedimentos fiscais – evitando autuações com a cobrança de elevadas multas e a imputação de crimes contra a ordem tributária, com consequências penais”, explica o contador Rogério Fernandes.

Os benefícios do planejamento tributário podem ser ampliados com a utilização de ferramentas de tecnologia, que permitem a sincronização de informações e dados financeiros da empresa em um único lugar. A adoção de sistemas de tecnologia, como o YpControl, desenvolvido na Paraíba, evita a utilização de papéis e promove uma maior agilidade e organização na troca de informações entre empresa e contador, além de oferecer relatórios financeiros e poder ser acessado de qualquer lugar.

“O YpControl integra com os sistemas contábeis, apresentando as movimentações financeiras da empresa com maior clareza e, assim, agilizando a atuação do contador”, explica Fillipe Piomonte, diretor de Produto e Qualidade do sistema. “Isso é especialmente útil em casos de mudança de regime, por exemplo, ou quando a empresa estiver perto de atingir o limite de faturamento do regime escolhido”, acrescenta Rogério Fernandes.

Aliar, assim, o trabalho do contador a um sistema integrado possibilita às empresas economizar no pagamento dos tributos e aumentar a margem de lucro. “Por meio da tecnologia e do histórico da empresa é possível analisar o que poderá ser feito para atender algumas exigências tributárias, se enquadrar no melhor regime tributário, reduzir gastos com tributo e evitar impostos desnecessários”, conclui Fillipe Piomonte, do YpControl.

Pauta Comunicação