Plano de negócios é etapa essencial antes de abrir a própria empresa, diz Sebrae Paraíba

Cotidiano

Um documento que tem a finalidade de descrever os objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados. Este é o plano de negócios, uma importante etapa no planejamento inicial de uma empresa e que possibilita ao empresário diminuir os riscos e as incertezas e reduzir a possibilidade de erros no momento do planejamento, ao invés de cometê-los no mercado. Analista do Sebrae Paraíba explica como esta etapa pode auxiliar o potencial empreendedor antes de abrir o próprio negócio.

A analista técnica do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, destacou que o plano de negócios ajudará o empreendedor a identificar o melhor momento para começar ou ampliar sua empresa. “O plano proporciona organizar as informações coletadas sobre o negócio que se deseja montar. O planejamento oferece uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento do negócio em metas alcançáveis”, enfatizou.

Além disso, conforme explicou a analista, é no plano de negócios que ficam registrados aspectos como o conceito, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro. “O Sebrae Paraíba tem uma ferramenta online e gratuita disponibilizada para que o empreendedor possa preencher seu próprio plano de negócio. Caso o empreendedor necessite de uma consultoria de apoio, o Sebrae também disponibiliza esse auxílio junto às agencias distribuídas no estado”, recomendou Éricka Vasconcelos. Para mais informações, a instituição também montou o manual “Como elaborar um plano de negócios”. Para fazer o download, clique aqui.

Empresária abre clínica após planejamento

A empresária Carla Pontes tinha o sonho de abrir uma clínica que ofertasse serviços de saúde para crianças com transtornos de neurodesenvolvimento, a exemplo de TDAH, mas com foco em autismo. Mas antes de seguir seu sonho, buscou uma consultoria do Sebrae para pôr no papel cada passo a ser tomado e, dessa forma, planejar para que o sonho se tornasse realidade. Foi assim que nasceu a Espaço Crescer, localizado no Bairro do Cristo Redentor, Zona Sul da Capital, inaugurada no dia 2 de abril, quando se celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A diretora da clínica contou que a ideia da clínica surgiu de uma questão bastante pessoal: seu filho tem autismo. “A vontade surgiu diante da necessidade e desejo de ofertar a outros pais de crianças autistas o que meu filho teve ou até mesmo não teve. Sentimos a falta de profissionais no mercado voltados para atender e oferecer tratamento adequado para crianças autistas ou com outros transtornos. Além disso, muitas clínicas estão localizadas em bairros de regiões mais nobres, o que influenciou a nossa escolha pela Zona Sul”, afirmou, acrescentando que a clínica conta com fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, educador físico, psicopedagogo, analista do comportamento e atendente terapêutico.

Para Carla Pontes, fazer o plano de negócios foi fundamental. “Embora tenha formação em administração, para abrir uma empresa é preciso vários passos, não adianta apenas o desejo. É preciso planejar. Por isso, busquei o Sebrae, que tem sido um parceiro desde o começo. A consultoria trouxe olhar diferente sobre o que é uma empresa. Além disso, nos ajudou a ter um olhar mais crítico sobre a viabilidade do negócio, atendimento ao cliente e ter retorno financeiro, bem como atentar para a estrutura e a legalidade. Tudo isso foi importante, principalmente porque abrimos um negócio neste momento atual de pandemia”, enfatizou.

Assessoria de Imprensa