Turismo religioso: Setur estuda instalar CAT no Centro Histórico e investir na Romaria da Penha e Festa das Neves

Destaque Paraíba

A Secretaria de Turismo (Setur) deu mais um passo para fomentar o turismo religioso no Centro Histórico de João Pessoa. Nesta quinta-feira (22), o secretário Daniel Rodrigues visitou o completo do Centro Cultural São Francisco e afirmou que estuda dotar aquela área de infraestrutura para atender os turistas de uma forma mais qualificada e profissional, oferecendo serviços de alimentação e venda de lembrancinhas. A Setur também estuda a instalação de um Centro de Apoio ao Turismo, para ampliar o leque de informações sobre todo o complexo religioso.

 Durante a visita, o secretário esteve acompanhado do administrador do Centro Cultural, Marcondes Meneses, que integra um grupo de estudo para criação do novo roteiro turístico e que passou uma série de informações e curiosidades sobre o equipamento. Na oportunidade, Daniel Rodrigues afirmou que a Secretaria pretende investir no marketing das duas principais festas religiosas de João Pessoa: a festa de Nossa Senhora das Neves – padroeira da Capital paraibana – e a Romaria da Penha, eventos que reúnem milhares de pessoas todos os anos.

De comum acordo com todos os representantes do grupo de estudo, o secretário disse que é preciso investir nas duas festas, fortalecendo o viés religioso para atrair as pessoas que manifestam a fé e que costumam viajar para participar das celebrações pelo país afora. No final de semana da Romaria da Penha, a rede hoteleira pessoense registra uma média de 50% de ocupação e a ideia é ampliar para 80%, no mínimo, segundo Daniel Rodrigues.

Além da Setur-JP e Arquidiocese, o grupo de estudo é formado por representantes de instituições como Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep); Secretaria de Patrimônio da União e a Copac.

O Centro Cultural São Francisco funciona em um complexo arquitetônico formado pela Igreja e Convento Santo Antônio, Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros, o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro.

Secom João Pessoa – Fotos: Pedro Ivo