Nova Petrópolis, cidade mais germânica da Serra Gaúcha

Brasil

Você sabe qual é a cidade da Serra Gaúcha que concentra o maior legado da imigração alemã? Este lugar é Nova Petrópolis, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes onde as mais diversas manifestações da cultura germânica encontram-se preservadas e totalmente acessíveis aos visitantes.

Conhecida como Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis detém os títulos oficiais de Capital Nacional do Cooperativismo e Cidade Internacional do Folclore no Brasil. As três denominações fazem referência às tradições e costumes herdados dos colonizadores desta terra.

As danças folclóricas somam-se às tradições como a música das bandinhas típicas ou do harmonioso canto coral; a farta e qualificada gastronomia, com deliciosos pratos da culinária alemã, produção de cervejas e chopes artesanais; disputas comunitárias de tiro ao alvo e bolão e a arquitetura em estilo enxaimel.

Após quase 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes de origem germânica, tais tradições seguem fazendo parte do dia a dia de Nova Petrópolis, sendo evidenciadas durante os grandes eventos do calendário municipal – caso do Festival Internacional de Folclore.

Para explorar ao máximo a germanidade de Nova Petrópolis, o visitante tem à disposição roteiros que perpassam parques temáticos, museus, cervejarias, agroindústrias e pousadas rurais. A cidade oferece ainda opções de trajetos autoguiados de cicloturismo e de caminhadas por lindas paisagens do interior, onde os imigrantes deram início à Nova Petrópolis de hoje.

Em sua próxima viagem, opte por um destino que proporcione experiências diversificadas e qualificadas a você e sua família. Nova Petrópolis lhe espera!

Assessoria de Imprensa