5 curiosidades sobre São Paulo: Uma das capitais mais visitadas do mundo é repleta de curiosidades que a tornam ainda mais interessante

Destaque Roteiros

Com mais de 12 milhões de habitantes, a capital paulista é o destino preferido dos turistas quando escolhem o nosso país para viajar – seja a trabalho ou a lazer. E não são poucos os motivos que tornam a cidade de São Paulo tão atraente.

A capital conta com números exagerados quando o assunto é diversão! Seja pela quantidade de baladas, bares e museus, seja pela sua diversidade infinita de passeios para todos os bolsos e gostos. Se você gosta de saber um pouco mais sobre a cidade que irá visitar ou, quem sabe, está buscando apartamentos a venda na Barra Funda e quer conhecer um pouco mais o seu próximo lar, confira essas curiosidades!

O mercadão na revolução de 1932

Conhecido como um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Mercado Municipal de São Paulo traz inúmeros produtos gastronômicos em diversos estandes, e claro, o famoso e imperdível sanduíche de mortadela.

Mas durante a revolução de 1932, os soldados paulistas utilizavam os belíssimos vitrais do espaço para praticar tiro ao alvo – situação que necessitou de uma grande reforma para que o “Mercadão” pudesse ser inaugurado no ano seguinte.

1 milhão de pizzas por dia

Para quem já viajou bastante e ama pizza, é normal escolher a de uma determinada cidade como a sua preferida. No caso de quem vos escreve, é a paulista – e os números ajudam a comprovar minha escolha.

A cidade possui, segundo o ECD Food Service, 6 mil pizzarias e comercializa diariamente 1 milhão de pizzas, uma das grandes paixões gastronômicas dos habitantes da capital.

Compras na 25 de Março

Um dos endereços mais populares entre os viajantes e totalmente conhecida pelos paulistanos é a 25 de Março. Seja pela variedade de produtos de suas centenas de lojas ou pelo preço baixo das mercadorias, todo mundo passa na “25” para comprar alguma coisa.

Considerado o maior centro comercial da América Latina, a rua recebe cerca de 400 mil pessoas diariamente e quase 1 milhão às vésperas do natal.

O carnaval paulistano

Que cidades como o Rio de Janeiro e Recife oferecem alguns dos melhores carnavais do país, não há dúvida. Mas São Paulo tem trazido nos últimos anos uma proposta diferenciada para o período.

Além do já conhecido desfile de escolas de samba realizado anualmente no Anhembi, a cidade também oferece ao público a oportunidade de participar de mais de 400 blocos de rua com os mais variados temas espalhados pelos bairros da cidade.

Números generosos em cultura e entretenimento

São Paulo, como você está percebendo nesse conteúdo, é enorme em tudo – do número de habitantes à quantidade de helipontos (mais de 400!) – isso não poderia ser diferente no que diz respeito às ofertas de lazer da cidade.

Em um levantamento de 2017 realizado pela ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), foi constatado que a capital oferece 20 mil restaurantes e 30 mil bares. Além disso, são mais de 600 estabelecimentos de comida japonesa e 500 churrascarias.

São Paulo também é a capital brasileira dos museus, com 160 atrações como o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e a Pinacoteca, e conta com mais de 100 áreas verdes e parques como o Ibirapuera.

Conclusão

Hiperbólica. Essa é a palavra que melhor define a capital paulista quando o assunto são seus números. Com tanta coisa para ver e fazer, o ideal é criar um roteiro para cada dia de sua viagem.

Só não se esqueça de levar em consideração as regras de isolamento social, os cuidados com a higiene na prevenção de doenças e o horário de funcionamento dos locais que você deseja visitar.

Boa viagem e até a próxima!